Início Pastoral Juvenil Vocacional Brasileiros no Sínodo Salesiano dos Jovens participam momentos de reflexão e confronto 

Brasileiros no Sínodo Salesiano dos Jovens participam momentos de reflexão e confronto 

234
0
Jovens Salesianos em Turim. Foto: ANS

Durante o recente Sínodo Salesiano dos Jovens, realizado em Turim, jovens brasileiros tiveram a oportunidade de se envolver em profundos momentos de reflexão e confronto. O evento, promovido pela Congregação Salesiana, ocorre de 11 a 16 de agosto em Valdocco e no Colle Don Bosco, na Itália.

Um grupo de 19 jovens do Brasil, representando suas Inspetorias, participam do Sínodo, acompanhado pelo Irmão Manoel Messias e pela Irmã Claudiane Cavalcante. Antes do evento, foram realizados encontros virtuais preparatórios que proporcionaram momentos de reflexão e confronto com a própria vida, utilizando como base o sonho dos 9 anos de Dom Bosco e os sonhos dos jovens atuais.


O Sínodo Salesiano dos Jovens promete promover uma experiência de oração, de vida partilhada e de reflexão inspirada no sonho dos nove anos de Dom Bosco, celebrando seu bicentenário.

Maria Laís Sodré Juvenal, Aspirante Salesiana e representante da realidade da jovem mulher indígena, enfatiza o sentimento de viver essa experiência. “Eu me sinto primeiramente grata por essa oportunidade de conhecer o lugar no qual o nosso fundador Dom Bosco esteve presente, e onde tudo começou. Estou feliz! Minhas expectativas são que o sonho de Dom Bosco se concretize cada vez mais e que a Família Salesiana continue crescendo e lançando sementes até os confins do mundo”,

O evento busca valorizar e aprofundar a memória do sonho dos nove anos, além de descobrir o significado da espiritualidade, do discernimento e da realização da própria vocação; motivar os Salesianos a acompanhar os jovens na realização dos seus sonhos e impulsionar uma maior corresponsabilidade dos jovens nos processos educativos-pastorais.

Samuel Gomes Fernandes, da Inspetoria Madre Mazzarello, compartilha a emoção de viver esse momento. “Em preparação ao Sínodo me encontro com inúmeros sentimentos: alegria, anseios e mais encantamento pela vida de Dom Bosco e por todos os seus proféticos sonhos. Além de tudo isso, exala gratidão por viver esse inesquecível sínodo, esperando que seja uma experiência única de fraternidade, união e descobertas. Sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, me entrego para bem viver esse grande encontro da Juventude Salesiana”.

*Com informações da RSB