Início Ação Social Bispo de Corumbá preside missa pelo Dia Municipal dos Salesianos e Ação...

Bispo de Corumbá preside missa pelo Dia Municipal dos Salesianos e Ação de Graças pela canonização de Santo Artêmides Zatti

228
0

A Comunidade Salesiana de Corumbá celebrou na quarta-feira (19/10) o Dia Municipal Salesiano, que é comemorado em 18 de outubro. Na mesma celebração, foi feita a ação de graças pela canonização de Santo Artêmides Zatti.

A Santa Missa foi presidida por Dom João Aparecido Bergamasco, Excelentíssimo bispo da Diocese de Corumbá, e foi concelebrada pelo Padre João Neto – representando a Família Salesiana, Padre Khac – representando os sacerdotes da Diocese e o Diácono Anselmo.

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora ficou lotado e recebeu colaboradores, educandos, ex-alunos e leigos das comunidades. Na homilia, Padre João Neto disse que para amar como Jesus nos ensina, é preciso comportar-se como bom samaritano. “A parábola deve induzir-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso”, afirmou.

A fala do sacerdote salesiano também alinhou a leitura do Evangelho com a vida de  Santo Zatti que, a partir da cura da tuberculose, começou a servir a Deus ajudando as pessoas doentes com amor e ternura, como forma de agradecimento. “Santo Artêmides Zatti foi o salesiano que, por causa de sua doença, descobriu o grande valor de sua vocação. A sua vida e vocação nos falam do grande valor da consagração na vida religiosa. Somos salesianos de Dom Bosco e vivemos um estilo de vida evangélica ao serviço dos pequeninos e dos pobres”, finalizou.

No final da celebração, Nossa Senhora Auxiliadora foi homenageada com cantos e a tradicional coroação, que envolveu crianças, jovens e adultos para agradecer a Mãe de Jesus pela intercessão na vida dos padres, irmãos e leigos da Família Salesiana. Padre João agradeceu ao Bispo por estar presente em um dia que ficou marcado na vida da comunidade corumbaense.

DIA MUNICIPAL DO SALESIANO — Foi instituído pela Lei Ordinária 909, de 28 de agosto de 1984, com a intenção de valorizar o trabalho social, educacional e religioso em Corumbá. Os Salesianos estão presentes na região desde 03 de abril de 1899 e desde então, continuam na missão ensinada por São João Bosco: Formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Atualmente, a Família Salesiana de Corumbá é formada pelas seguintes presenças: Colégio Salesiano de Santa Teresa, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Cidade Dom Bosco, CAIJ, Paróquia São João Bosco, Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, Comunidade São Pedro e as Comunidades Rurais, Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos e a Articulação da Juventude Salesiana.

Com a colaboração de Romário Corrêa Ramos