Início Escola Aulas de Filosofia no CSDB destacam Valorização da Vida

Aulas de Filosofia no CSDB destacam Valorização da Vida

21
0
Representantes do GAV - Grupo Amor e Vida - conversam com alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco em aula de filosofia. Foto: Reprodução Redes Sociais

O tema de reflexão do mês de setembro no mundo inteiro é a campanha “setembro amarelo”. A proposta liderada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina ganhou notoriedade em todo o país desde o ano de 2014. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Nesta semana, aproveitando o tema importante em ampla divulgação, os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande acompanharam, nas aulas de Filosofia, uma palestra com o GAV – Grupo Amor Vida. Foi abordado o tema Saúde Mental com ênfase na Valorização da vida, a fim de fortalecer as habilidades sócio-emocionais dos adolescentes nesta fase de desenvolvimento.

A Associação Grupo Amor Vida Arthur Hokama, ou simplesmente Grupo Amor Vida (GAV), como é mais conhecida, é uma associação civil sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária e religiosa, fundada no ano de 2001. A sede está localizada na cidade de Campo Grande, MS. A entidade tem por objeto prestar apoio emocional à pessoa em crise visando a prevenção do suicídio.

O serviço é prestado através de colaboradores voluntários não remunerados através do telefones 0800 750 5554 (ligações gratuitas), sendo garantido ao atendido o anonimato, o sigilo e a não discriminação. A identificação de chamadas está desativada nas operadoras de telefonia.

Os voluntários passam por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente, interagindo emocionalmente com o atendido sem direcionar as suas escolhas, respeitando os valores e princípios éticos da Entidade.

O GAV também ministra palestras e cursos relacionados à prevenção do suicídio e valorização da vida em órgãos públicos, escolas, universidades, entidades religiosas e empresas, participando ativamente das ações de prevenção do suicídio em conjunto com órgãos públicos e entidades privadas.