Início Comunicação Social Aula inaugural da Escola Salesiana de Comunicação em língua portuguesa é marco...

Aula inaugural da Escola Salesiana de Comunicação em língua portuguesa é marco histórico no setor

43
0

E eis que chegou o dia da aula inaugural. 24 de agosto de 2021, 14 horas. Depois de quase um ano de preparação, começa a Escola Salesiana de Comunicação Social do Brasil. 43 pessoas na sala do Google Meet. Clima de entusiasmo. Na oração de abertura, conduzida pelo delegado de Campo Grande, Euclides Fernandes, uma prece à Senhora da Comunicação, nesta data de sua comemoração mensal.

Na saudação de Conselheiro Geral da Comunicação, Pe. Gildásio Mendes põe em destaque: a comunhão com o Reitor Mor e seu Conselho; o apoio dos Inspetores; o fato de mais de 300 agentes de comunicação estarem começando escola de comunicação mundo afora; a presença, nesta escola, de participantes da Canção Nova, como grupo da Família Salesiana dedicada à área da comunicação; a presença da Visitadoria de Angola, como sinal de multiculturalidade na Congregação; a experiência de trabalho em rede do Brasil, demonstrado no fato de ser a primeira escola a começar.

O Conselheiro deixa recados precisos para os participantes da Escola: ‘a escola nasceu simples, flexível, adaptada às situações, mas aspira ser profunda, exigente no compromisso do estudo da temática acordada’. Por isso, “quem começa vai até o fim”. E o ‘fim’ é o dia 30 de setembro, depois de um ano de trabalho, com dois encontros por mês (de três horas, cada).

Em nome da Conferência dos Inspetores, fala o Pe. Gilson Marcos, inspetor de Porto Alegre. Pediu para não serem esquecidos o adjetivo ‘salesiano’, a espiritualidade, a formação na verdade e na paz.

Pe. João Carlos, como coordenador da escola, apresenta a dinâmica do curso: seus temas centrais, assessores e mesas redondas previstos. Igor Gomes, delegado da Inspetoria de Belo Horizonte, apresentou o acesso à plataforma de ensino à distância colocada à disposição pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF). Será um ponto de encontro, um repositório de material apresentado ou indicado pelos assessores e com o possível acesso e partilha de outros recursos.

Passa-se à apresentação dos participantes, sob a liderança de José Luís Moreira, o Zeca, delegado da inspetoria de Manaus. 36 participantes se apresentam, antevendo-se a riqueza de formação dos presentes e seu compromisso com a missão salesiana, em diversas frentes de trabalho educativo-pastoral. Destaque para a presença do Pe. Nunes, delegado da comunicação em Angola, que mostra seu contentamento em estar, com sua equipe, integrado nesta escola.

Duas saudações são ouvidas, em seguida, com satisfação: Pe. Hárris e Pe. Ricardo Campoli, membros do Dicastério da Comunicação. Pe. Ricardo é o coordenador do projeto Escola de Comunicação.

Até o próximo encontro, 08 de setembro, lembra o coordenador antes de fechar o encontro, fica a tarefa de cada um inscrever-se na plataforma da RSB. Segue-se foto de grupo, uma Ave Maria como no início do Oratório e a expectativa do primeiro tema – Dimensão Bíblia da Comunicação Salesiana – a ser apresentado pelo próprio Pe. Gildásio Mendes. Expectativas em alta.

Por Pe. João Carlos Ribeiro