Entre os dias 3 e 5 de setembro, acontece em Brasília (DF) a X Assembleia da Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA) Brasil. O evento reúne representantes das 6 inspetorias salesianas do Brasil e das 4 inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora. O Padre João Bosco Monteiro Maciel e o Padre Tiago Figueiró, da Inspetoria de Campo Grande, representam a Missão Salesiana de Mato Grosso. A participação deles tem o objetivo de discutir e colaborar nas atividades propostas.
A Assembleia foi aberta com a acolhida dos participantes, seguida pela apresentação do Padre Geraldo Adair da Silva. Durante o encontro, estão sendo abordados temas relacionados à memória salesiana e à preservação do patrimônio cultural, com palestras e socializações.
O seminário realizado nesta quarta-feira (04/09) contou com a participação da nova referente da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição. A abertura foi presidida pelo Padre Natale Vitali Forti, com palavras dos diretores executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida de Silva e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior.
As apresentações abordaram, entre outros temas, a trajetória das educadoras salesianas na trilha missionária de Mato Grosso, com a Ir. Ivone Goulart Lopes, FMA, e as perspectivas da ação intelectual salesiana para a educação e psicologia em São João del-Rei no século XX, com Rodolfo Batista.
Na parte da tarde, a Ir. Célia Parintins Campos, FMA, fez uma apresentação sobre a presença missionária das Filhas de Maria Auxiliadora (FMAs) na Amazônia. Também foram discutidos aspectos do martírio do Padre Rodolfo Lunkenbein e do indígena Simão Bororo, em Meruri, com a apresentação de Maria Augusta Castilho (leiga) e Padre João Bosco Maciel, SDB.
O evento também celebrou os 50 anos de sacerdócio do Padre Tarcísio Luís Brasil Martins (BPA). A Assembleia seguirá até amanhã.