Início Comunicação Social Alunos dos 8° e 9° anos do Colégio São Gonçalo fazem “Batalha”...

Alunos dos 8° e 9° anos do Colégio São Gonçalo fazem “Batalha” de reflexão

64
0

“Batalha” é o nome do encontro em estilo de ‘acampamento’ realizado no final de semana, de 03 a 05 de junho, na Casa do Sonho, Chapada dos Guimarães. Participaram 53 alunos do 8° e 9° ano do Colégio Salesiano São Gonçalo, sobe a orientação do P. Wilson Pereira, responsável pela Pastoral do CSSG, em Cuiabá.

Além dos participantes, o acampamento contou com o apoio de 28 monitores, entre alunos e ex-alunos do São Gonçalo e um pai de aluno. O acampamento proporcionou uma reflexão existencial aos adolescentes por meio de desafios resolvidos por grupos, reflexões e celebrações, sempre destacando os valores positivos a serem adquiridos, desenvolvidos e usados no dia a dia diante das batalhas. “Os adolescentes vivem mergulhados quase que 24h por dia no mundo virtual, no universo das redes sociais e nem sempre essa atmosfera os leva para os desafios e conquistas saudáveis da vida que precisam ser enfrentadas”, destacou P. Wilson.
O tema central escolhido para o acampamento foi “A Batalha” para caracterizar os dias atuais em que se vive uma constante batalha em tudo e por tudo. “A proposta deste acampamento foi de retirar os adolescentes do universo virtual e trazê-los para a experiências reais de uma vida cheia de batalhas e desafios a serem encarados a cada momento, seja no colégio, seja na convivência familiar ou no ambiente social”, explicou o salesiano.

Para dinamizar o trabalho, os organizadores prepararam diversas dinâmicas com desafios de confronto com outro grupomomentos para reflexão de temas específicos como os valores, pecado, salvação, senhorio de Jesus e Maria em ordem de batalha. E, como não pode faltar nesses encontros com adolescentes, foi feita a esperada gincana para diversão e exercício de trabalho em equipe.

Ao observador comum, a atividade pode parecer simples, mas traz reflexos profundos na visão de mundo para os adolescentes que participam da proposta pastoral salesiana. Andressa Caroline, mãe de uma das adolescentes que fizeram o acampamento deste final de semana, traduziu em poucas palavras o que percebeu de impacto para a filha. “Obrigada por cada momento que proporcionou a esses adolescentes. Pelas gincanas, reflexões, falo por ser mãe, ex-aluna, ter sido sempre salesiana, ver minha filha Anabela chegar do acampamento foi mágico, ouvir as experiências e suas percepções, o que cada reflexão trouxe como verdade em seu coração. Obrigada e que venham mais acampamento e retiros, jornadas”, finalizou.