Início Escola Alunos do Colégio Salesiano Santa Teresa realizam projeto fé-cultura em Forte Coimbra

Alunos do Colégio Salesiano Santa Teresa realizam projeto fé-cultura em Forte Coimbra

392
0
Alunos do Colégio Salesiano Santa Teresa participam de projeto Fé-Cultura em Forte Coimbra. Foto: Pastoral CSST

Na última segunda-feira (01/06) 31 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Santa Teresa, sob supervisão do diretor de Pastoral P. João Neto, do clérigo Gabriel Henrique Soares da Silva e dos professores Marcelo Minervino e Jorge Barreto, realizaram o projeto Fé-Cultura em Forte Coimbra. O Exército Brasileiro, em especial o General Alerrandro Leal Farias, forneceu apoio logístico, instrumental e cultural para a realização do projeto.

Às 6h da manhã, os alunos se reuniram no colégio para a oração inicial, seguida pelas orientações gerais do Tenente Vicente. Às 6h30, o grupo embarcou em um ônibus em direção ao Forte Coimbra, onde foram acolhidos pelo capitão José Moacyr. Por volta das 10h40, chegaram ao forte e se dirigiram à capela.

Celebração e Ensino

Durante a Santa Missa, o P. João Neto enfatizou a importância da devoção mariana no povoado e destacou a intercessão da Virgem Maria que, de acordo com as histórias contadas, preservou a vida de dezenas de militares brasileiros durante a tomada do forte pelo exército paraguaio. Ao final da celebração, os alunos aprenderam sobre a origem do escapulário e cada um recebeu um exemplar.

Aula de Campo e Retorno

Na parte da tarde, os alunos participaram de uma aula de campo com explicações detalhadas dos militares durante a visita guiada pelo interior do forte. Além disso, houve tempo para fotos em todo o complexo. Às 15h, o grupo retornou a Corumbá.

Reflexão Final

O diretor de Pastoral do CSST, P. João dos Santos Barbosa Neto, avaliou como extremamente positiva a experiência concluída. “Os alunos trouxeram na bagagem memórias de um dia repleto de cultura e esperança, destacando o fascínio pelo patrimônio nacional e a revelação do amor e cuidado de Deus para com seu povo”, afirmou.