Início Escola Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria realizam ato de reparação ao Sagrado...

Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria realizam ato de reparação ao Sagrado Coração de Jesus

267
0
Aluno coloca uma flor no coração que representa o Sagrado Coração de Jesus, em Cáceres. Foto: Pastoral CSSM

Nesta quarta-feira (26/06), os alunos do Colégio Salesiano Santa Maria, em Cáceres, participaram de um ato de reparação ao Sagrado Coração de Jesus durante as acolhidas. No lugar dos espinhos, que simbolizam o afastamento da humanidade do Divino Coração, os estudantes ofertaram flores, representando vidas entregues a Deus.

Cada aluno retirou simbolicamente um espinho do Sagrado Coração de Jesus e colocou uma flor em seu lugar. Na Igreja Católica, o “Ato de Reparação ao Sagrado Coração de Jesus” é uma prática devocional que busca expiar e reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração. Esta devoção tem origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, quando Jesus pediu a prática de atos de reparação pelos pecados da humanidade.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma prática salesiana que começou com São João Bosco. Ele incorporava a devoção ao Sagrado Coração em várias práticas e iniciativas de sua obra. Promovia a consagração dos jovens ao Sagrado Coração e incentivava a prática da comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês, uma tradição associada à devoção. Ele também fundou a Associação dos Devotos do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de promover e espalhar essa devoção.

A espiritualidade de São João Bosco, enraizada no amor e na misericórdia representados pelo Sagrado Coração de Jesus, moldava seu método educativo, o Sistema Preventivo.