Início Comunicação Social A Páscoa na tradição salesiana

A Páscoa na tradição salesiana

5
0
Imagem do Cristo Ressuscitado na Capela Pinardi.

Dois acontecimentos importantes para a história salesiana aconteceram na Páscoa: a criação do primeiro Oratório, na Casa Pinardi, e a canonização de Dom Bosco.    

A Páscoa de 1846 marca um dos acontecimentos mais importantes da história da Família Salesiana. Naquele ano, Dom Bosco procurava um local fixo para promover as atividades de oração, lazer e formação voltadas às centenas de meninos pobres de Turim que já se reuniam todos os finais de semana em torno dele. Recebeu então a proposta de utilizar um mísero barracão, doado pelo senhor Pinardi.

O padre Francesia, que era na época um dos rapazes do Oratório, testemunhou a pobreza do lugar: “Quando Dom Bosco visitou pela primeira vez aquele local, que devia servir para o seu oratório, precisou ter cuidado para não bater a cabeça, porque de um lado não tinha mais de um metro de altura; o pavimento era de terra batida, e quando chovia a água entrava por todo o lado. Dom Bosco sentiu correr entre os pés grandes ratazanas, e por cima da cabeça, morcegos a voar”.

Para o visionário Dom Bosco, entretanto, era o melhor lugar que poderia encontrar! Como ele mesmo relata em suas Memórias do Oratório: “Corri logo ao encontro dos meus jovens; reuni-os ao meu redor e pus-me a gritar em voz alta: – Coragem, meus filhos, temos um Oratório mais estável que no passado; teremos igreja, sacristia, salas para as aulas, lugar para recreio. Domingo, domingo iremos ao novo Oratório, lá na casa Pinardi. E indicava-lhes o lugar. Minhas palavras foram acolhidas com o mais vivo entusiasmo. Alguns corriam ou pulavam de alegria; outros permaneceram imóveis; outros mais gritavam e, diria, urravam, berravam. Mas de comoção, como quem experimenta grande alegria e não sabe como exprimi-la, levados por profunda gratidão”. E o domingo seguinte, 12 de abril de 1846, era Páscoa!

Canonização de Dom Bosco

Outro acontecimento histórico importante para a história salesiana ocorrido em um domingo de Páscoa foi a canonização de Dom Bosco, pelo Papa Pio XI, em 1º de abril de 1934. A canonização foi resultado de um longo processo. Dom Bosco foi declarado venerável em 1907, e, em 1929, beato. No dia da proclamação da santidade de Dom Bosco, a Praça São Pedro, no Vaticano, estava repleta de fiéis, provenientes de muitos países.

No 80° aniversário da canonização de Dom Bosco, em 2014, o cardeal Angelo Amato, SDB, que era prefeito da Congregação Vaticana das Causas dos Santos, afirmou: “Dom Bosco e o seu Sistema Educativo fazem parte, é claro, da identidade salesiana; mas não são de nossa exclusiva propriedade, não são ‘coisa apenas nossa’. Dom Bosco não é somente o santo dos salesianos: é Santo da Igreja, assim como o seu Sistema Preventivo”.

Com informações: Agência Info Salesiana (ANS).