Início Artigo A grande visão de Dom Bosco: caminhar com os jovens, caminhar com...

A grande visão de Dom Bosco: caminhar com os jovens, caminhar com os tempos

37
0

(ANS – Roma) – Como de costume, no dia 24 de cada mês, propõe-se aos leitores de ANS um dos artigos da série “Dom Bosco e a realidade digital e virtual”, da autoria do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildasio Mendes. Na contribuição de hoje, a atenção se dirige para o tema: “A grande visão de Dom Bosco: caminhar com os jovens, caminhar com os tempos”.

De Dom Bosco (1815-1888) aos nossos dias, já muitas décadas se passaram: Dom Bosco viveu numa cultura e num mundo em que as novas tecnologias (Internet, sistemas de comunicação, lasers, satélites) ainda não se conheciam.

Mesmo no plano teológico e pastoral, Dom Bosco viveu numa época muito diferente da nossa. Suas intuições e suas práticas já confirmavam sua capacidade de educar a partir do que o indivíduo faz de melhor, de seu potencial, de sua inteligência e de sua capacidade de integrar o conhecimento à prática profissional.

Os valores da vida são evidenciados através da educação, da formação das pessoas, e na evangelização e promoção da dignidade da pessoa.

Com olhar e abordagem inovadores, Dom Bosco soube caminhar com os tempos projetando o futuro.

Outro ponto importante a ser levado em conta são as sociedades: também passaram por reais mudanças que vieram, desde o tempo de Dom Bosco, influenciando as pessoas, as famílias, a escola, a Igreja – a cultura.

Podemos, portanto, dizer que são muitos os elementos que expressam a grande mudança de época ocorrida. Dentre eles, os mais importantes e que têm maior impacto na vida das pessoas, principalmente nas crianças, adolescentes e jovens, são as tecnologias da informação, as redes sociais, os ‘games’

O esforço diário de milhares de estudiosos e pesquisadores de diversos setores que se empenham por estudar – baseando-se em pesquisas nas áreas da psicologia,  da inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia – testemunha um mundo em contínua mudança: e isto nos desafia a constantemente repensar a nossa forma de viver e de perceber a realidade que nos envolve.

Se, por um lado, as ciências ainda não souberam responder de maneira satisfatória aos grandes problemas humanos, sociais, econômicos e éticos, por outro – ao funcionar como bússola – nos permitiram navegar, com uma certa segurança, através do universo

A humanidade caminha a passos largos pelo vasto campo do desenvolvimento científico, tecnológico, digital.

No campo da Comunicação, o presente e o futuro estão a exigir – na prática e criação – uma grande consciência e responsabilidade, submetendo-se a uma ética digital e de inteligência artificial; só assim será possível abordar as tecnologias de comunicação num contexto sociopolítico, econômico e cultural.

Nesta visão ética, cada país do mundo deverá colocar em primeiro lugar os direitos da Pessoa Humana e bens primários correlatos (alimento, educação, inclusão digital…), tudo para poder viver em dignas e justas condições econômicas.

À luz da prática educativa de Dom Bosco, a visão da comunicação nos apresenta o dom e a responsabilidade de construir a família humana, de respeitar a diversidade cultural, de dialogar no que diz respeito ao inter-religioso e à promoção da paz.

Num mundo que evolui tão rápida e imprevisivelmente, como situar-nos – como cristãos, como educadores perante os valores do Evangelho e do Sistema Preventivo de Dom Bosco?

Dom Bosco soube, de maneira inteligente e criativa, educar os seus jovens ao seu contexto sociopolítico e comunicativo, contexto repleto de novos desafios e oportunidades. Ele via na educação algo que dava ao homem a possibilidade de ser protagonista de sua própria vida, consciente da realidade e corresponsável pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Caminhemos com Dom Bosco, sempre junto com os jovens, e com os tempos!

P. Gildásio Mendes

Conselheiro Geral para as Comunicações

Artigo anteriorParóquias salesianas celebram início da Quaresma
Próximo artigoTurma do “Terceirão 2022” do Colégio Salesiano de Araçatuba motiva alunos do Ensino Médio