Início Comunicação Social A espiritualidade salesiana em tempos de pandemia é tema de encontro Nacional...

A espiritualidade salesiana em tempos de pandemia é tema de encontro Nacional da Família Salesiana

45
0

Um encontro caloroso e fraterno é possível de ser feito mesmo que de modo remoto. Isso ficou comprovado pelos participantes do Encontro Nacional dos delegados e coordenadores de grupos da Família Salesiana, realizado online por causa da pandemia, no último sábado (19/06), das 8h às 11h30 da manhã.

O encontro foi coordenado pelo Inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, que é o inspetor Referente Nacional para Família Salesiana. Após a oração de abertura, o Diácono Salesiano Rafael Gustavo Lopes apresentou a temática do encontro: “Sermos contemplativos na ação: A Espiritualidade Salesiana em tempos de pandemia”, tendo como referência, a mensagem ‘Urbi et Orbi’ do Papa Francisco no ano passado, em que ele afirma: Neste tempo da pandemia, que nos obriga ao distanciamento social e nos ensina um “novo normal”, estamos redescobrindo nossas casas e famílias como nossa Igreja doméstica, um espaço do encontro com Deus e com os irmãos e irmãs. É sobretudo nesse ambiente que deve brilhar a luz do Evangelho, que nos faz compreender que este tempo não é para a indiferença, para egoísmos, para divisões, nem para o esquecimento (cf. Papa Francisco, Mensagem Urbi et Orbi, 12/04/20).

A organização dos trabalhos foi feita pela RSB. De acordo com o inspetor referente para a Família Salesiana, P. Ricardo, o tema foi escolhido apropriadamente para o momento atual em que “como filhos e filhas de santos sonhadores e entusiastas, somos convidados a agir com esperança e a contemplar o tempo presente com o cultivo diário da espiritualidade que brota do Evangelho e faz germinar em cada colaborador do Reino, a coragem de continuar lutando pela vida. “