“A Espiritualidade e a Pedagogia de São Francisco de Sales nos Grupos da Família Salesiana”

    58
    0

    (ANS – Roma) – A figura de São Francisco de Sales acompanhou a caminhada espiritual e pedagógica de toda a Família Salesiana (FS) durante este – já em seu ocaso –  ano de 2022, no IV Centenário de Morte do Santo de Annecy. O lema da Estreia do Reitor-Mor – “Tudo por amor, nada por força” – tem sido a linha-guia tanto para conhecer mais profundamente as raízes do carisma comum a todos os Grupos quanto para deixar-se conduzir, espiritual e pedagogicamente, pela sabedoria de São Francisco de Sales.

    Eis porque a partir de hoje estará disponível o opúsculo intitulado “A Espiritualidade e a Pedagogia de São Francisco de Sales nos Grupos da Família Salesiana”, fruto do trabalho da Consultoria Mundial reunida em Turim em 20-23 de maio do ano que termina.

    “A comunhão da FS se baseia não só no comum carisma e mesma missão mas também no conhecimento e apreço que lhe têm os diferentes Grupos que a compõem. A unidade, de fato, não é nunca uniformidade; é, antes, pluralidade de expressões, convergindo para um único centro”. “Para garantir a unidade do espírito e a convergência na missão… é necessário aprender a pensar juntos, a trabalhar juntos, a rezar juntos” – assim se exprime a Carta de Identidade da FS em seus nn. 38 e 39.

    O encontro anual da Consultoria Mundial – reunião dos Responsáveis mundiais, de todos os Grupos, presidida pelo Reitor-Mor – é um dos momentos mais conviviais: nele de fato se experimenta a comunhão, o apreço e o conhecimento recíprocos, rezando juntos, arrazoando juntos, trabalhando juntos.

    A Consultoria Mundial de 2022 foi especialmente frutuosa pelo clima de comunicação, pela alegria do estar juntos, pela qualidade da oração, pela reflexão partilhada sobre a figura de São Francisco de Sales.

    Os temas foram a Espiritualidade e a Pedagogia de São Francisco de Sales. Na presente publicação se expõem as contribuições dos Grupos a duas perguntas, contribuições partilhadas pelos participantes à Consultoria no trabalho de grupo:

    –    Quais são os elementos de “salesianidade” que caracterizam as Constituições-Regulamentos do seu Grupo ou Associação e, portanto, sua vida e missão?

    –    Como se caracteriza a prática da “bondade” dentro do próprio Grupo e na ação educativo-pastoral, perante formas de indiferença, de abuso, de descarte? E que formas de experiência proféticas de “visitação” estão em ato em seu Grupo para responder às novas pobrezas e emergências?

    Reportam-se também os diálogos mantidos com o P. Morand Wirth, Professor Emérito da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, e entre os melhores conhecedores de São Francisco de Sales.

    “Agradecemo-nos mutuamente pelos dons partilhados, expressão da comunhão num mesmo carisma e da especificidade no modo de os viver. Também à FS se pode aplicar uma linda palavra do pensamento de São Francisco: ‘Unidiversidade’. Um verdadeiro regalo de Deus”, escreveu na apresentação do opúsculo o P. Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da FS.

    O texto lançado na sexta-feira (16/12) se publica em cinco línguas (italiano, espanhol, francês, inglês, português) e se pode baixar na versão digital, tanto aqui quanto no sítio www.famigliasalesiana.org. Far-se-á, além disso, uma edição impressa, útil também para encontros e reuniões.