Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      “A espiritualidade e a pedagogia de São Francisco de Sales nos Grupos da Família Salesiana”: Consulta Mundial da Família Salesiana 2022

“A espiritualidade e a pedagogia de São Francisco de Sales nos Grupos da Família Salesiana”: Consulta Mundial da Família Salesiana 2022

19 de maio de 2022

(ANS – Roma) – Com o mês de maio, todas as casas salesianas ganham tons de festa para celebrar Maria Auxiliadora; e todos os membros da Família Salesiana se preparam para renovar o amor e a devoção à Virgem, segundo o título tão amado por Dom Bosco. Este ano a situação permite uma mobilidade maior entre os países e isso permitirá que a Casa-Mãe Salesiana, de Turim-Valdocco, possa acolher presencialmente a Consulta Mundial da Família Salesiana (20-22 de maio), depois de dois anos de eventos digitais.

A cada ano, este encontro reúne os Responsáveis Mundiais de todos os Grupos da Família Salesiana. E é motivo de grande alegria que o Reitor-Mor, Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana, possa, este ano, receber os 25 Superiores Maiores que confirmaram presença. “Nunca havíamos conseguido reunir tantos Superiores presencialmente: estamos muito felizes”, comentou o P. Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana.

Há já alguns meses, vêm sendo realizados os trabalhos preparatórios para o encontro, que tem como objetivo fortalecer os laços de comunhão carismática, renovar a identidade salesiana e preparar a festa da Mãe da FS.

No ano em que a Igreja celebra os 400 anos da morte de São Francisco de Sales, o tema condutor do evento será: “A espiritualidade e a pedagogia de São Francisco de Sales nos Grupos da Família Salesiana”. E, em vista da Estreia deste ano, todos os grupos foram convidados a refletir sobre sua experiência de espiritualidade salesiana por meio de duas perguntas:

– Quais os elementos de “Salesianidade” que caracterizam as Constituições-Regulamentos de seu grupo, de sua identidade, de sua vida e missão?

– Como se caracteriza a prática do “bem” na vida e na ação pastoral-educativa dos membros de seu grupo?

Os trabalhos da Consulta começarão oficialmente amanhã, sexta-feira, 20: a abertura – após a Eucaristia e as Laudes comunitárias, prevê a saudação do Reitor-Mor, a apresentação dos participantes e a partilha sobre a vida de cada Grupo. À tarde, após as palavras de saudação do Reitor-Mor aos participantes on-line (os Superiores Maiores impossibilitados de participar presencialmente), será iniciada a primeira sessão de trabalho de grupo em torno do primeiro núcleo temático (os elementos da espiritualidade de São Francisco de Sales que caracterizam as Constituições/Estatutos do próprio grupo de pertencimento). Segue-se um momento de diálogo com o P. Morand Wirth SDB, sobre a espiritualidade de São Francisco de Sales.

No sábado, 21 de maio, os participantes da Consulta visitarão a exposição “Francisco de Sales 400”, guiados pelo P. Christian Besso SDB, um dos curadores. Em seguida, eles debaterão em grupo o segundo núcleo: “A prática do ‘bem’ e da ‘visitação’ na ação educativo-pastoral em resposta às novas pobrezas e emergências”. Na parte da tarde, eles farão uma visita ao Museu Casa Dom Bosco de Valdocco e participarão de um diálogo com o P. Wirth sobre o tema “A pedagogia do bem e o desafio da visitação”. O dia terminará com um momento de fraternidade.

No domingo, 22 de maio, por fim, os participantes se reunirão para a Eucaristia dominical, presidida na Basílica de Maria Auxiliadora pelo Reitor-Mor, e um momento de partilha comum, para ouvir as contribuições e sugestões, além das palavras finais do X Sucessor de Dom Bosco.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS