Início Artigo A comunicação é vital para todas as sociedades e culturas

A comunicação é vital para todas as sociedades e culturas

79
0

Estimados Irmãos e Irmãs!

Saúdo cada um de vocês com aquela esperança que nos faz caminhar com entusiasmo e com os olhos no presente e no futuro. Esta esperança que nos faz caminhar juntos tem sua fonte em Jesus Cristo, o Ressuscitado, o Comunicador da Vida em plenitude (Jo 10, 10).

Nestes tempos de crise sanitária em todo o mundo, decorrente do Covid–19, queremos agradecer a todos vocês pela coragem e criatividade de comunicar através das mídias sociais e diversos meios de comunicação a força do amor e da solidariedade.

A Equipe do Dicastério de Comunicação Social, direto do Sacro Cuore, em Roma, junto ao Reitor Mor e demais irmãos, tem se dedicado com zelo e espirito salesiano para levar a mensagem de esperança e coragem nestes tempos de grandes desafios para a humanidade.

Temos recebido muitas noticias e iniciativas de solidariedade em toda a Congregação!

Através da comunicação criamos laços, expressamos nossas ideias, compartilhamos nossos projetos, promovemos a liberdade humana e a democracia.

A comunicação é irmã da liberdade e da solidariedade. Por isso, toda comunicação exige uma  ética de  compromisso com a pessoa humana, sua cultura, sua história e seu protagonismo na sociedade.

Gostaria de convidar todos os Delegados(as) de comunicação das Inspetorias,  assim como os leigos, os membros da Familia Salesiana  e os jovens das equipes de comunicação das nossas Presenças  para refletirmos, aprofundarmos e desenharmos juntos o nosso mapa da comunicação social  a serviço da  evangelização e da  educação dos nossos destinatários nos tempos atuais.

Para isso, em continuidade com a reflexão realizada nestes últimos anos nos Encontros, nas Consultas, respondendo aos apelos da Congregação  e da Igreja, e tendo como referencia o  documento SSCS(Sistema Salesiano de Comunicação Social),  queremos  continuar a  caminhar juntos na  atualização do plano de comunicação para o Dicastério.

Neste processo de redesenho da comunicação, queremos considerar inicialmente alguns desafios e oportunidades:

  1. Os apelos que nos faz o CG28 em diálogo com as orientações do Sinodo dos jovens
  2. As propostas educativo-pastorais apresentadas na Laudato Si na ótica salesiana da comunicação nestes tempos de crise e pós crise do Covid – 19
  3. As questões éticas, politicas e educativas da comunicação em várias regiões e paises.
  4. O olhar da comunicação como ecossistema e a comunicação em redes
  5. O protagonismo dos nossos jovens na cultura midiática
  6. A comunicação missionária e solidária nas nossas comunidades a serviço dos mais pobres.
  7. A construção de politicas, processos, passos e ações através de uma metodologia do discernimento como instrumento pastoral e a visão da gestão colaborativa.
  8. A promoção da nossa comunicação inspirada no carisma salesiano,    alicerçada na missão evangelizadora e pastoral, em sinergia com os Dicastérios da Pastoral Juvenil, Missões e Formação.
  9. O fortalecimento da digitalização da comunicação em nossas comunidades e a criação de plataformas de comunicação.
  10. A importância do plano de comunicação das inspetorias, a articulação por Regiões e o trabalho em Rede.
  11. A dinamização dos diversos serviços através das Agencias de Noticias, Boletim Salesiano, Editoras, Gráficas, Sites, Rádios, Jornais, Redes Sociais, outros.
  12. A gestão colaborativa dos Leigos na comunicação e a parceria com as Universidades Salesianas.

Este primeiro roteiro será encaminhado a cada um de vocês de acordo com a programação 2020 do Dicastério de Comunicação. Espero no inicio de julho próximo  enviar o texto traduzido  para todos.

Uma vez que vocês receberem o texto, vou encaminhar junto algumas orientações práticas para  que cada Delegado de Comunicação  leia, aprofunde, compartilhe com as equipes de comunicaçao, com os leigos e jovens, e me enviem as sugestoes, questões, propostas de acordo com as datas que vou comunicar para voces.

No inicio do segundo semestre de 2020, vamos realizar algumas video conferencias com os Delegados de Comunicação  para ouvir, compartilhar e propor.

Nas reuniões  com os Delegados de Comunicação por Regiões, queremos trabalhar de modo mais sistemático este texto assim como  no projeto de comunicação da Congregação.

Nas Consultas Mundias de Comunicacão, vamos dar continuidade a este processo de construir juntos uma visão para a comunicação social, considerando as novas realidades culturais, sociais,  as exigências e oportunidades das novas tecnologias e midias digitais, assim como a nossa missão  em sinergia e colaboração.

Portanto, este trabalho tem como objetivo  continuar valorizando e dando visibilidade à missão que cada Inspetoria e Comunidade realizam na comunicação, ampliar e atualizar o documento SSCS, responder às novas exigencias da cultura digital e do mundo juvenil, e fortalecer a nossa comunicação institucional e o trabalho colaborativo com os diversos Dicastérios e Serviços da Congregação.

A comunicação é vital para todas as sociedades e culturas.  Por isso, sabemos do privilégio e da responsabilidade de sermos comunicadores em tempos de crise e grandes mudanças sociais e culturais.

O Reitor Mor, na sua mensagem de 16 de abril passado,  expressou-se muito bem sobre o que nós como católicos podemos responder aos desafios econômicos, sociais e politicos decorrentes da crise sanitária do coronavirus.

“Antes de tudo, gostaria de dizer que espero que aprendamos algo com tudo isso“. Em seguida, levanta questões importantes:

“Voltaremos a adotar um estilo de vida agitado ou seremos capazes de adotar ritmos e espaços mais humanizados?

Ainda procuraremos compensar o tempo perdido no consumismo ou aprenderemos que é possível ser felizes com o essencial?

Manteremos o ritmo desta corrida desenfreada que contamina o mundo ou saberemos dar uma trégua ao planeta?”.

Agradeço a cada um de vocês por acreditar  na importância da comunicação a serviço do Reino de Deus,  e  caminhar  com esperança junto com Dom Bosco e os nossos Jovens.

Que Nossa Senhora, a Comunicadora da vida e da esperança, proteja-nos e nos guie  sempre.

Com afeto fraterno e minhas orações.

P. Gildásio Mendes
Conselheiro para a Comunicação Social