Início Comunicação Social A amizade com Jesus é tema de referência para encontro “Vinde e...

A amizade com Jesus é tema de referência para encontro “Vinde e Vede”

56
0

Cerca de 60 adolescentes e jovens do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental do Colégio Dom Bosco de Campo Grande fizeram a experiência do “Vinde e Vede” no último final de semana, o Poliesportivo Dom Bosco. “O Vinde e Vede é o primeiro retiro “maduro” ´para os alunos do Fundamental II. A gente sinaliza dessa forma porque é o primeiro retiro em que os participantes passam a noite no local do encontro. É a primeira vez que eles têm esse contato com o ‘acampar fora de casa’”, revela o coordenador de Pastoral do CSDB, Brayan Rezende.

Por causa da pandemia, que obrigou os estudantes a ficarem em casa nos últimos dois anos, 90% desses adolescentes nunca tinham dormido fora de casa, porque os pais nunca tinham tido essa segurança. O ineditismo da experiência é uma forma de preparar os jovens para os próximos passos na caminhada de pastoral juvenil dentro da escola salesiana. “É um formato em preparação para que no ano que vem eles possam entrar nas atividades pastorais do Ensino Médio, que são mais intensas, são mais compridas. Então a gente faz dessa modalidade de acampamento.  Ela começa no sábado e termina só no domingo à noite, quando a gente vem para o colégio e participa da Santa Missa aqui com a comunidade às 18h30”, explica Brayan.

O tema do encontro vem no nome adotado “Vinde e Vede”. “Nas reflexões, nós trabalhamos principalmente o convite ao convívio com o próximo. Como eles ainda não têm tanta maturidade para um discernimento sobre si e até mesmo um discernimento espiritual, a gente tenta trabalhar as relações, a gente começa pela base, traz muitas mensagens sobre o valor da família, sobre a importância da família, sobre o valor de uma amizade, sobre o valor das nossas influências, sobre o valor que é a gente enxergar as pessoas que querem o nosso bem, os nossos educadores, nossos professores”, aponta o coordenador de Pastoral.

O encontro serviu também como atividade pastoral para os jovens já inseridos no projeto salesiano de formação de jovens líderes na escola, com a participação de 6 monitores alunos, 4 monitores ex-alunos e 3 educadores, Os amplos espaços do Parque Poliesportivo do Colégio Dom Bosco se transformaram em uma casa de retiros quase a céu aberto para os adolescentes. Viver a amizade ao lado de Jesus Cristo é uma característica da alegria e espiritualidade salesianas. “O foco principal no retiro foram essas amizades, essas relações, pra os jovens verem que dentro da igreja eles podem construir relações, através de Jesus Cristo, com pessoas que eles podem levar a vida inteira com eles”, finaliza.