Início Comunicação Social Unisalesiano realiza cerimônia de entrega de jalecos para segunda turma de medicina

Unisalesiano realiza cerimônia de entrega de jalecos para segunda turma de medicina

72
0

Solenidade lotou auditório Papa Francisco, com a presença de pais e familiares dos acadêmicos

Estudantes da segunda turma de Medicina do UniSALESIANO, participaram na manhã de sexta-feira, dia 22, de um dos momentos mais aguardados após ingressarem na universidade: a Cerimônia de Entrega dos Jalecos.

O evento, realizado no auditório Papa Francisco, contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre membros da reitoria, professores, pais e familiares dos acadêmicos.

Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, iniciou seu discurso acolhendo os presentes. “Que alegria estar aqui para esta cerimônia. É um grande dia, um momento muito bonito e emocionante, não somente para os acadêmicos, mas também para toda a família e para o UniSALESIANO”, disse.

Continuando, o Reitor destacou a importância da profissão e as quatro principais tarefas do médico. “Promover e restabelecer a saúde, além de prevenir a doença e aliviar o sofrimento”.

coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, fez um breve relato histórico sobre o uso e a ‘Cerimônia do Jaleco’, que tem como um dos objetivos, preparar o futuro médico para uma grande jornada.

Poletto citou ainda aos estudantes, alguns importantes conselhos para uma boa formação em Medicina.

“É necessário trabalho, comprometimento e muita doação. O bom médico necessita aprender sempre, sem achar que sabe tudo. Tenham humildade, ela é a base da evolução, da correção e dos acertos. É a qualidade humana que permite o tratamento de todos com o mesmo nível de dignidade, de cordialidade e de respeito”, enfatizou.

Após as palavras do coordenador, os jalecos foram entregues aos acadêmicos pelos seus padrinhos e professores, seguido da leitura da ‘Saudação dos alunos ao Jaleco’  ̶  escrita pelo docente e médico, Evandro Guimarães de Sousa.

docente de Medicina, doutor José Marques, professor da disciplina de Ética e Bioética, discursou sobre a ‘Ética das Virtudes’,teoria abordada por filósofos como Aristóteles, que elege o princípio da benevolência (desejar o bem) como o mais importante no contexto da saúde.

Representando o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), o Delegado Superintendente da Regional de Araçatuba, doutor Fábio Castilho Navarro, fez a leitura do discurso em nome da Conselheira Responsável, doutora Regina Maria Marquezine Chammes. “Tenham uma boa relação médico-paciente e isso lhes trará muitas realizações, satisfação pessoal e minimizará os dissabores durante suas jornadas profissionais”.

Ao final, o docente e doutor, Marco Túlio França, citou sobre a ética médica. “Reciprocidade é o principal: atender como gostaria de ser atendido”, lembrou.

A cerimônia foi encerrada com a benção do Reitor e a foto oficial dos alunos na escadaria do UniSALESIANO.

No evento, também estavam presentes o Pró-reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski, o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Profº. André Ornellas e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura.

Rosiane Cerverizo/Unisalesiano


Fotos