Início Paróquias 25 índios Xavante são crismados em Sangradouro (MT)

25 índios Xavante são crismados em Sangradouro (MT)

99
0

O bispo da Diocese de Barra de Garças, Dom Protógenes José Luft, esteve na missão indígena de Sangradouro, no município de General Carneiro (MT) no sábado (14/05) para ministrar o Sacramento da Confirmação aos indígenas Xavante.

A Paróquia São José de Sangradouro agora conta com 25 novos cristãos indígenas, confirmados na Fé Católica pelas mãos do bispo. O Padre José Benito Gonzalez, diretor da comunidade salesiana, e o Padre Juan Carlos Ingunza Uscola, pároco da igreja local concelebraram a solenidade. Na ocasião, Dom Protógenes também entregou o Santo Terço aos novos crismados.

A preparação catequética para o sacramento da Crisma teve início no mês de março deste ano. Os catequistas José e Valeriano, acompanhados pelo pároco, ministraram as formações aos jovens Xavante que desejaram receber o sacramento. Antes, esses jovens já haviam sido batizados e recebido a Primeira Comunhão.

Dos 25 jovens crismados, sete são da Aldeia de Sangradouro, cinco da Aldeia Bom Sucesso, três da Aldeia Santa Ângela, dois da Aldeia Tsimitsuté, um de Três Rosas, dois da Aldeia São Miguel, um de Santarém, três da Aldeia São João e um jovem salesiano.

A última vez que o bispo esteve na missão de Sangradouro foi em janeiro de 2019, na ocasião da comemoração dos 100 anos de fundação da Paróquia. A visita do bispo é sempre motivo de festa na comunidade indígena, sobretudo, por conta do período pandêmico vivido nos últimos dois anos, o que impossibilitou as celebrações presenciais e visitas mais frequentes.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação