Início Comunicação Social 205° aniversário de nascimento de São João Bosco é lembrado por toda...

205° aniversário de nascimento de São João Bosco é lembrado por toda a Inspetoria (BCG)

154
0

As festas pelo 205° aniversário de nascimento de São João Bosco mobilizou salesianos e jovens por todas as presenças salesianas da Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG). Foram diversas atividades que mostraram a força que o Pai e Mestre da Juventude tem no mundo atual, porque sua visão de mundo e da Igreja, baseados nos Evangelhos e na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor, continua atual.

Araçatuba — Na manhã do domingo (16), voluntários do Oratório Dom Bosco se dividiram em cinco carros e entregaram 50 cestas básicas e 150 sacolinhas de guloseimas, acompanhadas de uma oração a Dom Bosco, nas casas das famílias de crianças e jovens que frequentam a entidade social, localizada no bairro Água Branca, em Araçatuba. O montante foi arrecadado entre os colaboradores do UniSALESIANO.

O Oratório Dom Bosco é uma atividade do UniSALESIANO que tem por objetivo reunir crianças e jovens aos sábados para atividades recreativas, formativas, culturais e religiosas. Sob comando do Reitor da Instituição, Pe. Luigi Favero, o projeto tem como responsável o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas.

“Lembrar de quem sempre fez o bem, como Dom Bosco, é lembrar de espalhar alegria. Esses momentos de gratidão ficam eternizados para quem pratica e recebe”, lembrou o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas.

Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, afirmou que o Oratório Dom Bosco é uma criação do UniSALESIANO, que existe há 4 anos, na Água Branca, onde trabalham todo sábado à tarde, professores, alunos e também famílias da Paróquia Salesiana de São Francisco de Assis, na Água Branca.

Paróquia N.S.Auxiliadora (Campo Grande) — Jovens da paróquia recriaram o “sonho do Caramanchão de Rosas”, que Dom Bosco teve em 1847 e narrou aos seus jovens em 1864. A história foi contada como uma forma de encorajar a todos a se manterem fiéis diante das atuais e das futuras dificuldades a serem enfrentadas. Foi montada uma estrutura para lembrar o caramanchão de rosas sonhado por Dom Bosco.

 

 

Colégio Santo Antônio (Coxipó) — Educadores e jovens se organizaram para homenagear São João Bosco em uma Live em que houve a oração do terço, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Colégio São Gonçalo (Cuiabá) — Novena e celebração de encerramento transmitidas pelas redes sociais. Foi feita uma ‘live’ da festa começando com o Terço da Misericórdia. Em seguida foi feito um novo relato do sonho dos 9 anos, com os testemunhos de 2 jovens sobre a importância de Dom Bosco na vida deles.

 

 

Colégio Santa Maria (Cáceres) — Live da Juventude salesiana de Cáceres com música, entrevistas, sorteio e mensagens, transmitidos pelo facebook.

 

 

Centro Juvenil São João Batista (Poxoréu) — Vídeo retrospectiva do trabalho dos salesianos em Poxoréu, produzido pelo educador Cézar, contando a própria história, de oratoriano a educador no Centro Juvenil.

 

Salesianos Formandos — Na alegria pela natividade de São João Bosco, os formandos das etapas formativas da Inspetoria Salesiana de Mato Grosso se reuniram: Pré-Noviços, que moram na cidade de Indápolis-MS, Noviços, residem no Curatorium de Barbacena -MS, Pós-Noviços, do Curatorium de Campo Grande, o Tirocinante Moacyr, que reside na comunidade Indígena de Sangradouro, Teólogos e o Diácono Rafael Gustavo, que ao final do encontro deu a benção de Nossa Senhora Auxiliadora.

Em vista do cenário atual, o encontro foi realizado de forma remota. P. Elias Roberto, Delegado para Formação e Vigário- Inspetorial, fez a abertura do encontro. P. Andelson, diretor da presença Indígena de Meruri, trabalhou o tema “Salesianos de Hoje”.

P. Andelson destacou que nós sabemos que Dom Bosco, desde o seu nascimento, foi moldando sua mentalidade a partir das experiências vividas em família e na participação da Igreja. Algumas pessoas foram importantes para a sua caminhada e ajudaram a moldar o coração de Dom Bosco. A principal delas é sua mãe, Mamãe Margarida, que o ajudou a ver a Deus, na catequese e nos conselhos, e também o Padre Calosso. Importante também é destacar a figura do amigo, representada em Luis Comolo.

Paróquia São João Bosco (Lins) — Através de painel, foi recriada a “Casa de Dom Bosco”, onde foi exposta a relíquia de São João Bosco