Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      “Viver Dom Bosco – Itinerários de visita e espiritualidade”

“Viver Dom Bosco – Itinerários de visita e espiritualidade”

2 de setembro de 2020

(ANS – Turim) – No dia solene em que todo o mundo salesiano festejou o 205° Aniversário de Dom Bosco, no homônimo Colle, foram lançados os dois primeiros livretos da série “Vivere Don Bosco – percorsi di visita e spiritualità” (Viver Dom Bosco – Itinerários de visita e espiritualidade). Presentes ao ato, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime; o seu Vigário, P. Stefano Martoglio; o Conselheiro para a Região Mediterrânea, P. Juan Carlos Pérez Godoy; o P. Enrico Stasi e o P. Leonardo Mancini (que nesses dias se sucederam na condução da Circunscrição Especial da Itália Piemonte-Vale d’Aosta – ICP).

Esses livretos coletam a atividade de um grupo de pessoas (sacerdotes, consagrados e consagradas, leigos) que trabalham no ‘Colle Don Bosco’ para a acolhida dos muitos peregrinos que visitam os lugares do nascimento e da infância de Joãozinho Bosco. O período de quarentena foi a ocasião para refletir e dar uma resposta à seguinte pergunta: “Que proposta de visita oferecer aos grupos de peregrinos que vêm ao Colle para ver, conhecer, rezar e enriquecer-se espiritualmente?”.

Da ali nasceu a ideia de criar uma série de percursos, dedicados a quantos queiram adquirir um conhecimento mais aprofundado dos lugares em que o Senhor e a Virgem Maria, através do Sonho dos 9 Anos, mostraram a Joãozinho Bosco “o seu campo de trabalho”, alimentando nele um desejo de predileção pelos jovens, sobretudo pelos mais pobres e abandonados.

Para os vários percursos, ou itinerários, escolheu-se adotar esta aproximada subdivisão – digamos… – escolar: Primeiro Grau (I), Primeiro Grau (II), Formação Profissional, Segundo Grau, Curso Superior, Paróquias, Famílias (já foram impressos os percursos ‘Primeiro Grau (II)’ e ‘Famílias’, estando os demais em fase de elaboração).

A todos é dada a possibilidade de usufruir dos percursos ou caminhadas que sejam mais adaptados ao próprio grupo, segundo a experiência programada e o tempo disponível. Nos itinerários se indicam diferentes modalidades de visita, enriquecidos não só por momentos de oração, reflexão (pessoal ou comunitária), possibilidade de receber os Sacramentos da Confissão e da Eucaristia, mas também por momentos de recreio e espairecimento…

Transmite-se assim quer o conhecimento físico e histórico dos lugares, quer sua dimensão espiritual.

Este trabalho foi possível graças à ideia e à coordenação do P. Kalyan Kumar Yandava, responsável pela acolhida para os grupos residentes no Colle Don Bosco e membro da Equipe “Lugares Salesianos”, que juntamente com o P. Gianni Rolandi, Diretor da Obra do Colle, soube e quis envolver todos os membros da Comunidade Salesiana “Maria Auxiliadora, do Colle, a ‘Fraternidade Contemplativa ‘Maria de Nazaré’ e o Pessoal do Museu Etnológico Missionário.

Cada qual no seu encargo contribuiu para a concretização da ideia de que entre os muitos objetivos propostos há um que sobressai dentre os demais. Este: o de tornar Dom Bosco e o seu modelo educativo cada vez mais conhecidos, porque Dom Bosco leva a Deus e teve por seus jovens um só e único desejo: vê-los “felizes no tempo e na eternidade”.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS