Início Comunicação Social Visitas ilustres à Basílica Dom Bosco de Roma estimulam Comunidade a servir...

Visitas ilustres à Basílica Dom Bosco de Roma estimulam Comunidade a servir os jovens

46
0

(ANS – Roma) – A Basílica de Dom Bosco, em Roma (a Paróquia mais populosa da Capital), recebeu recentemente a visita de importantes personalidades salesianas: do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, acompanhado por outros membros do Conselho Geral da Congregação; e a visita de Dom Alberto Lorenzelli SDB, Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, no Chile. Graças à sua presença e animação, a Comunidade educativo-pastoral se sentiu encorajada a continuar no serviço atento às necessidades dos pequenos e das suas famílias, sobretudo nestes tempos difíceis causados pela pandemia.

“Pertencemos a tantas nacionalidades diferentes: entretanto pode-se trabalhar juntos, com afeto fraterno em nome do Senhor e com São João Bosco” – afirmou o P. Á. F. Artime, no dia 26 de junho passado, durante uma visita informal à Basílica Menor, situada no bairro ‘Cinecittà’.

O X Sucessor de Dom Bosco presidiu a Eucaristia no belo Templo romano e, durante a homilia, também recontou aos fiéis as atividades ordinárias dele com seu Conselho Geral. Sublinhou, entre outras, como ele e seus Colaboradores na guia da Congregação, através das suas visitas às diferentes regiões do globo, possam gozar de uma vista privilegiada sobre o quanto de bem se vem realizando em nome de Dom Bosco em todo o mundo; e quanto isso estimule a concentrar a atenção sobre o trabalho comum pelo bem dos jovens, que, como dizia Dom Bosco, são “a parcela mais delicada da humana sociedade”.

O Pároco, P. Roberto Colameo – ao agradecer, em nome da Comunidade, ao P. Ángel Fernández Artime e aos membros do Conselho Geral – referiu acerca do trabalho pastoral levado adiante apesar das restrições devidas à pandemia: sobretudo, em favor dos que perderam tudo. Através dos voluntários da Cáritas, mediante o Centro de Escuta, da Mesa para os Pobres da zona e da entrega de pacotes de víveres, a Paróquia esteve perto das famílias em dificuldade: numa proximidade não somente espiritual; também humana, com gêneros de primeira necessidade.

O Reitor-Mor e os outros membros do Conselho Geral concluíram ao depois a visita com um momento de fraternidade e diálogo informal com seus coirmãos salesianos presentes na grande obra “Dom Bosco”, de Cinecittà.

Já no dia 29 de junho, Solenidade dos SS. Pedro e Paulo, Patronos de Roma, quem visitou a Basílica foi Dom Lorenzelli SDB. Tratou-se para o Prelado de uma apreciada volta ao Templo Dom Bosco, dele bem conhecido, porque entre 2008 e 2012, foi o Superior da Circunscrição da Itália Central.

Na circunstância, Dom Lorenzelli pôde também reencontrar-se com os participantes do «Estate Ragazzi» (Verão Meninos), campo de férias organizado pela Paróquia salesiana – a primeira experiência estiva depois do ‘lockdown’ – o qual neste ano conta com a participação de perto de 160 meninos (entre 6 e 13 anos) e de perto de 40 entre Animadores, Voluntários, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora.