Início Comunicação Social Vigário do Reitor-Mor envia carta de convocação dos Capítulos Inspetoriais

Vigário do Reitor-Mor envia carta de convocação dos Capítulos Inspetoriais

32
0

O vigário do reitor-mor dos salesianos, Padre Francisco Cereda, enviou a carta de convocação dos Capítulos Inspetoriais a todas as inspetorias, visitadorias e circunscrições da Congregação Salesiana.

“De acordo com o prazo trienal exigido pelas Constituições no artigo 172, as inspetorias e visitadorias são convidadas a convocar o Capítulo Inspetorial no ano 2015-2016. As Constituições, nos artigos 170-174, e os Regulamentos, nos artigos 161-169, dão as orientações necessárias para realizar uma frutuosa experiência de comunhão, discernimento e convergência operativa no interior da comunidade inspetorial”, escreve-se na mensagem.

São duas as tarefas a serem realizadas por todos os Capítulos Inspetoriais: um ordinário, outro específico e respectivamente: “Atuação do CG27”e “Redimensionamento das presenças salesianas da Inspetoria”. Estes são também os títulos dos dois documentos a serem mandados ao reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, e ao Conselho Geral, para a aprovação.

Se a atuação do Capítulo Geral 27 é uma atividade típica prevista pelas Constituições, o redimensionamento das presenças é uma exigência extremamente atual. Trata-se de indicar critérios e orientações relativos às comunidades e às obras: o seu reforço e significatividade; o seu redimensionamento ou o seu encerramento; as perspectivas de desenvolvimento e a abertura de novas obras.

Os Capítulos Inspetoriais serão celebrados a partir de setembro de 2015 e os dois documentos deverão ser enviados, em formato digital, à Casa Geral, sediada em Roma, até o dia 15 de maio de 2016.

O texto completo da Carta, que também oferece indicações relativas ao Projeto Orgânico Inspetorial, ao Projeto Educativo Pastoral Inspetorial e ao Projeto Inspetorial para a Formação, pode ser acessado no site sdb.org.

Fonte: InfoANS