Início Publicações Vice-Inspetor e Delegado para Comunicação Social participam de Encontro Continental na Lapa...

Vice-Inspetor e Delegado para Comunicação Social participam de Encontro Continental na Lapa (SP)

39
0

O Instituto Teológico Pio XI, no bairro Alto da Lapa, recebe até o próximo dia 12 de setembro, o Encontro Continental de Comunicação Social e Formação das Regiões Cone Sul e Interamérica da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Da Inspetoria de Campo Grande, participam o Vice-Inspetor e Delegado Para Formação, Padre Elias Roberto, e o Delegado para Comunicação Social, Euclides Fernandes. Esta é a primeira reunião presencial após dois anos de reuniões on-line por conta do contexto pandêmico.

Participaram do encontro o Pe. Gildasio Mendes, conselheiro mundial para a comunicação e os membros do Dicastério P. Ricardo Campoli e P. Matia Makula.

Pelo Dicastério da Formação, participou o P. Francisco Santos. Presentes os inspetores referentes da comunicação no Brasil Salesiano, P. Gilson, e o da formação, o P. Natali Vitali e os Delegados de Comunicação e Formação das duas Regiões, num total de 51 participantes, dos quais 14 leigos e leigas (estes da área da Comunicação).

Na abertura, no dia 07, o Inspetor de São Paulo, P. Justo Piccinini, deu as boas vindas ao grupo. Nesta oportunidade, o P. Gildasio Mendes apresentou os objetivos para o encontro, explicando: “Nós estamos fazendo esses encontros fundamentados na proposta programática do Reitor Mor nº 03: ‘Viver o sacramento salesiano da presença’, em sintonia com as propostas do CG28, dos Regionais e dos delegados das Inspetorias”.

O P. Francisco Santos, representando o conselheiro geral da formação, acolheu a todos e os motivou para a participação, pontuando que “o objetivo do encontro é a coordenação das iniciativas formativas que levamos em cada uma das regiões, como acompanhamento da programação do sexênio, a nível do setor de formação e de cada uma das regiões. O programa do Dicastério da Formação leva já 3 anos e essa é a primeira reunião que fazemos de maneira presencial”.

Os dois grupos, com momentos celebrativos em comum, trabalharam separadamente, mas o quarto dia do encontro foi reservado ao trabalho conjunto das duas áreas.

Os delegados da comunicação seguiram a seguinte pauta de trabalho: Contribuições ao Strumentum Laboris de Comunicação, Pacto Educativo Global, Programação do Comunicação do Sexênio, Projetos para o bicentenário do sonho dos 9 anos (2024), Proposta de temas e metodologia para a Conferência Internacional sobre Comunicação (UPS 2024), Colaboração com a Agência iNfo Salesiana – ANS e Projetos de Comunicação das duas regiões.

A pauta de trabalho da formação incluiu: Processo de renovação da Ratio, Plano de sexênio das regiões, estatutos dos curatoria das casas de formação da região, projeto inspetorial de formação, formação conjunta salesianos e leigos, plano de qualificação dos salesianos, formação dos formadores, a vocação do salesiano coadjutor e sua formação específica, o quinquênio.

O dia de reunião conjunta das duas áreas partiu de uma síntese de trabalho realizado nas inspetoriais pelos delegados das duas áreas, seguida da intervenção dos dicastérios da comunicação e da formação. Num segundo momento, em estudo pessoal e em plenário, foram traçadas orientações e propostas formativas no mundo digital.

Em conjunto, os participantes participaram ainda de uma visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida do Norte, SP) e foram recebidos para uma refeição festiva na Casa do Pré-Noviciado (Lorena, SP).

O encontro se concluiu de maneira muita fraterna e participativa e foram encaminhadas propostas concretas para que as inspetoriais, através dos delegados de comunicação e formação, possam dar continuidade ao aprofundamento da proposta salesiana de formação no mundo digital.

Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb