Início Paróquias Via Sacra se torna parte de Catequese em Paróquia Salesiana

Via Sacra se torna parte de Catequese em Paróquia Salesiana

139
0

As crianças e jovens que participam da Catequese na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande participaram de um importante momento litúrgico do Tempo da Quaresma no último final de semana: A Via Sacra.

O horário das turmas de catequese é aos sábados e domingos enquanto que a Via Sacra é tradicionalmente celebrada nas sextas-feiras. Isso não impediu que adolescentes e jovens realizassem a celebração no pátio da matriz paroquial nestes dias 25 e 26 de março.

A celebração da Via Sacra (também conhecida como Via Crucis) é uma prática religiosa da Igreja Católica que consiste em percorrer simbolicamente o caminho de Jesus Cristo carregando a cruz até o Calvário, meditando sobre os episódios da Paixão de Cristo. A Via Sacra é composta por 14 estações que representam momentos específicos da história da crucificação de Jesus, desde sua condenação até sua morte e sepultamento. A celebração pode ser feita individualmente ou em grupo, com orações, cânticos e reflexões sobre o significado do sacrifício de Jesus para a redenção da humanidade.

A celebração da Via Sacra tem uma importância catequética significativa na Igreja Católica, pois ajuda os fiéis a meditarem sobre a Paixão de Cristo e a compreenderem melhor o significado do sacrifício de Jesus pela humanidade. Ao percorrer as estações da Via Sacra, os fiéis são convidados a contemplar a vida e o ministério de Jesus, sua entrega pela salvação dos homens e a importância de assumir a cruz como um compromisso pessoal de seguir os ensinamentos do Evangelho.

Através das meditações, orações e reflexões sobre a Via Sacra, os fiéis são incentivados a se colocar no lugar dos personagens da Paixão de Cristo e a refletir sobre sua própria vida à luz dos ensinamentos de Jesus. Dessa forma, a celebração da Via Sacra se torna uma oportunidade para aprofundar a fé e a espiritualidade cristã.