Início Comunicação Social VI Conferência Continental Instituições Salesianas de Educação Superior da América

VI Conferência Continental Instituições Salesianas de Educação Superior da América

29
0

De 28 de setembro a 1° de outubro realizou-se VI Conferência Continental das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) da América. 96 os participantes procedentes de 20 instituições, reunidos para a ocasião na Universidade Dom Bosco, de El Salvador – San Salvador. Presentes ao encontro também o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Fábio Attard; o Conselheiro para Região América Cone Sul, Pe. Natale Vitali; o Coordenador Geral das IUS, Salesiano Irmão Dr. Mario Olmos; e os Inspetores da América Central, Chile e Brasil-Manaus.

O encontro foi organizado pela Coordenação IUS da América, guiado pelo Pe. Marcos Sandrini SDB, Diretor da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre – Brasil.

A Conferência visou avaliar qual o estado de atuação, nas IUS da América, das ‘Políticas para a presença salesiana no campo da educação superior 2012-2016’. A aplicação de tais políticas, adotadas na última Conferência continental (em Campo Grande, Brasil, 2013), previa cinco linhas específicas de trabalho: formação do pessoal, Pastoral universitária, qualidade da formação dos alunos, impacto na sociedades através da pesquisa sobre temáticas juvenis, trabalho em rede. Essas linhas foram coordenadas por cinco equipes formadas por várias instituições, que apresentaram o trabalho feito até agora e que propuseram uma ação comum para os próximos dois anos.

Os dias de San Salvador foram enriquecidos pelas falas do Dr. Claudio Rama, especialista em educação superior na América Latina, e do Sr. Mário Olmos. O primeiro falou da “Instrução superior na América Latina: realidade e perspectivas no contexto da crise”, enquanto o Dr. Olmos, Coordenador geral das IUS, tratou de “O Sistema Preventivo na Universidade”.

O trabalho dos participantes foi também acompanhado por momentos de reflexão e de oração,que contribuíram para manter o contato com a realidade da população e da juventude do continente. Significativas sobretudo foram as visitas ao túmulo do Bv. Dom Oscar Romero, na Capela do Hospital da Divina Providência, onde foi morto; e à Capela da Universidade Centro-Americana (UCA), na qual em 1989 foram assassinados seis Jesuítas e dois seus Colaboradores no contexto da guerra civil que marcou o País centro-americano.

As IUS da América não só aprovaram um plano de trabalho para os próximos dois anos mas sobretudo renovaram seu empenho para continuar a trabalhar em rede, garantir aos jovens uma educação de qualidade e contribuir para a transformação do continente através de uma proposta cultural baseada nos valores do Evangelho.