Início Agenda Encontro Científico

Encontro Científico

76
0

 V Encontro Científico e Simpósio de Educação do Unisalesiano Lins

“A pesquisa frente à inovação e o desenvolvimento sustentado”

IV Encontro Científico e Simpósio de Educação   Unisalesiano

Clique aqui para se inscrever e saber mais sobre o evento

Com o crescente aumento populacional no mundo, com as reservas naturais beirando níveis críticos de escassez e diante do uso cada vez maior de recursos e energia, faz-se imperativo pararmos e apontarmos nosso pensamento para o futuro. Esta preocupação com as gerações vindouras inicia-se com ações no presente. Hodiernamente, o desenvolvimento precisa ser sustentável, calculado para minimizar impactos e não prejudicar o meio ambiente. Em poucas palavras, o desenvolvimento sustentado é aquele capaz de prover as necessidades da geração atual sem comprometer o potencial de atender os anseios das futuras gerações. Na prática, significa não esgotar os recursos naturais, preservando a capacidade de produção continuada. Mais do que uma palavra da moda, a sustentabilidade é a única opção para que a sociedade não entre em colapso.

É necessário que o conceito de progresso sustentado faça parte da educação, da cultura e dos hábitos dos indivíduos. Cada um deve cultivar e praticar a cidadania para a sustentabilidade. Só com um posicionamento de respeito ao meio ambiente, de conscientização individual e, sobretudo, com a prática é que o conceito de sustentabilidade irá se consolidar. É sabido que as empresas adotam posturas proativas, procuram se adequar aos tratados internacionais e tentam minimizar impactos. Várias organizações não governamentais fiscalizam as atividades que, porventura, possam agredir o meio ambiente. Grandes passos foram dados na luta contínua pelo desenvolvimento sustentável. No entanto, ainda falta muito para se chegar a um patamar ideal. Para alcançar este tipo de desenvolvimento é preciso investir em pesquisa, educação e romper com velhos paradigmas. A inovação é fundamental para melhorias significativas. Mas é indispensável inovar no sentido amplo da palavra: inovar em gestão, inovar e renovar posturas, atuar de maneira mais ativa, buscar informação e agir. É comum confundir desenvolvimento com crescimento econômico.

O crescimento econômico visa o lucro e consome, às vezes de modo desenfreado, energia e recursos naturais. Este tipo de avanço é agressivo e, na maioria dos casos, é insustentável. E não poderia ser diferente, pois esgota os recursos naturais sem os quais a humanidade não sobrevive. Neste panorama, as pesquisas nas instituições de ensino, a inovação científica e de postura assomam-se como pilares para sustentar o desenvolvimento voltado não só para o aqui e o agora, mas também para o amanhã. E é neste universo de inovação, de pesquisa e sustentabilidade que surge os questionamentos: como os jovens universitários podem contribuir para um mundo mais sustentável? Como esta juventude pode colaborar de forma crítica e construtiva para a edificação de um futuro mais promissor, comprometendo-se com uma postura mais ativa? De que maneira o Ensino Superior pode preparar a atual geração de acadêmicos para que esta continue o que está estabelecido e inicie novos ciclos de ações sustentáveis, inovadoras e que beneficiarão o presente e o futuro? São com estas questões, com estas indagações mais do que pertinentes que o UNISALESIANO convida pesquisadores, professores, alunos e segmentos da sociedade a participar do V Encontro Científico e Simpósio de Educação.

Mestre Herivelton Breitenbach
Reitor do Unisalesiano