Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Unisalesiano realiza cerimônia de entrega de jalecos para segunda turma de medicina

Unisalesiano realiza cerimônia de entrega de jalecos para segunda turma de medicina

25 de fevereiro de 2019

Solenidade lotou auditório Papa Francisco, com a presença de pais e familiares dos acadêmicos

Estudantes da segunda turma de Medicina do UniSALESIANO, participaram na manhã de sexta-feira, dia 22, de um dos momentos mais aguardados após ingressarem na universidade: a Cerimônia de Entrega dos Jalecos.

O evento, realizado no auditório Papa Francisco, contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre membros da reitoria, professores, pais e familiares dos acadêmicos.

Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, iniciou seu discurso acolhendo os presentes. “Que alegria estar aqui para esta cerimônia. É um grande dia, um momento muito bonito e emocionante, não somente para os acadêmicos, mas também para toda a família e para o UniSALESIANO”, disse.

Continuando, o Reitor destacou a importância da profissão e as quatro principais tarefas do médico. “Promover e restabelecer a saúde, além de prevenir a doença e aliviar o sofrimento”.

coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, fez um breve relato histórico sobre o uso e a ‘Cerimônia do Jaleco’, que tem como um dos objetivos, preparar o futuro médico para uma grande jornada.

Poletto citou ainda aos estudantes, alguns importantes conselhos para uma boa formação em Medicina.

“É necessário trabalho, comprometimento e muita doação. O bom médico necessita aprender sempre, sem achar que sabe tudo. Tenham humildade, ela é a base da evolução, da correção e dos acertos. É a qualidade humana que permite o tratamento de todos com o mesmo nível de dignidade, de cordialidade e de respeito”, enfatizou.

Após as palavras do coordenador, os jalecos foram entregues aos acadêmicos pelos seus padrinhos e professores, seguido da leitura da ‘Saudação dos alunos ao Jaleco’  ̶  escrita pelo docente e médico, Evandro Guimarães de Sousa.

docente de Medicina, doutor José Marques, professor da disciplina de Ética e Bioética, discursou sobre a ‘Ética das Virtudes’,teoria abordada por filósofos como Aristóteles, que elege o princípio da benevolência (desejar o bem) como o mais importante no contexto da saúde.

Representando o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), o Delegado Superintendente da Regional de Araçatuba, doutor Fábio Castilho Navarro, fez a leitura do discurso em nome da Conselheira Responsável, doutora Regina Maria Marquezine Chammes. “Tenham uma boa relação médico-paciente e isso lhes trará muitas realizações, satisfação pessoal e minimizará os dissabores durante suas jornadas profissionais”.

Ao final, o docente e doutor, Marco Túlio França, citou sobre a ética médica. “Reciprocidade é o principal: atender como gostaria de ser atendido”, lembrou.

A cerimônia foi encerrada com a benção do Reitor e a foto oficial dos alunos na escadaria do UniSALESIANO.

No evento, também estavam presentes o Pró-reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski, o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Profº. André Ornellas e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura.

Rosiane Cerverizo/Unisalesiano


Fotos

 

Comments

comments

Departamento de Comunicação e Marketing da Missão Salesiana de Mato Grosso.
www.misssaosalesiana.org.br

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS