Início Comunicação Social Unisalesiano inicia curso de Medicina com mais de 300 participantes

Unisalesiano inicia curso de Medicina com mais de 300 participantes

49
0

Solenidade contou com a presença de membros da Reitoria, Coordenação, docentes, alunos, pais e autoridades

O dia 19 de fevereiro de 2018 vai ficar marcado na história do UniSALESIANO de Araçatuba. Depois de 12 anos, concretizou-se o sonho da instituição católica salesiana em poder oferecer um curso de Medicina aos acadêmicos de todo o país.

A solenidade de abertura do curso de Medicina, realizada no auditório Papa Francisco, foi marcada pela emoção de todos os envolvidos: reitoria, coordenadores, professores, pais, alunos e autoridades em geral.

A palavra sabedoria foi exaltada pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski, responsável pela acolhida dos 58 alunos matriculados até então (a terceira chamada foi aberta na tarde desta segunda-feira a fim de que se possa atingir o total das 65 vagas). “O sistema nervoso central comanda nosso corpo e Jesus Cristo comanda nossa vida cristã e nossa alma. Pedimos a benção e a proteção de Deus e o dom da sabedoria aos educadores e educandos”, disse ele.

Por sua vez, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, ressaltou que tudo foi sonhado para a juventude e chamou todos os acadêmicos para se apresentarem ao público. “O curso compõe um grande mosaico de jovens vindos de todas as partes do Brasil. A maioria é do Estado de São Paulo e eu imagino a satisfação de vocês, pais, ao verem seus filhos hoje num curso de Medicina”, comemorou.

Pe. Luigi mostrou aos mais de 300 participantes da solenidade o caminho percorrido pelo UniSALESIANO até conquistar a chance de abrigar a Medicina pelo programa do governo federal, Mais Médicos. “Foi um trabalho enorme desde que o MEC lançou a oportunidade e a Comissão presidida pelo Pró-Reitor Acadêmico, André Ornellas, trabalhou muito bem”, disse o reitor, ao lembrar que, durante a visita dos avaliadores do MEC, no ano passado, foi dito que o curso de Medicina do UniSALESIANO servirá de exemplo para todo o país.

“Dentre todas as 2.500 instituições universitárias do Brasil, estamos entre as 400 melhores. Somos o melhor centro universitário do Estado de São Paulo. Investimos nos estudos com uma formação acadêmica e humana.”

Já o presidente da Câmara de Araçatuba, Rivael Papinha (PSB), destacou o momento diferente por qual vive a cidade, o que faz engrandecer não só o ensino, mas outras áreas, como a econômica e social. “Esse sonho vem de anos e a gente fica feliz por fazer parte dele”, comentou.

Em seguida, a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (PPS), que representou o prefeito Dilador Borges (PSDB), falou da importância da parceria entre governo e universidade e que a saúde pública poderá sentir logo os efeitos do curso de Medicina. “Que esse dia possa ser lembrado na nossa história”, frisou. Além das autoridades que compuseram a mesa, participaram do evento os secretários municipais e vereadores Beatriz Nogueira (Rede) e Carlinhos Santana (Solidariedade).

MÉDICO SALESIANO

O coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, fez a apresentação do método ativo que será ensinado e da estrutura física, composta de equipamentos de última geração. “Nosso objetivo é que o Médico Salesiano, cuja primeira turma se formará em 2023, seja honesto, ético, competente, humanista, comprometido e que tenha uma visão geral da Medicina”, disse Poletto, emocionado.

Alguns docentes também explicaram sobre os conteúdos da graduação e temas como Tutoria (médico Henrique Sabino), Laboratórios de Habilidade (médico José Cândido) e IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade) – pelo doutor Ângelo Jacomossi. Ao final, o coordenador apresentou um vídeo sobre a importância da profissão, que foi seguido das palavras do representante do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em Araçatuba, Marco Túlio França.

A pergunta feita por ele aos novos alunos foi: “O que é ser um bom médico?”, tendo como resposta: é aquele que ajuda mais. “Agir dentro da ética. Jesus Cristo, em toda a sua obra, criou a base da ética com os princípios da igualdade e da reciprocidade. Basta isso, atender como gostariam de ser atendidos”, definiu, ao citar que tem a plena certeza que os acadêmicos formados no UniSALESIANO serão preparados para exercer a medicina de maneira sublime.

A funcionária pública Cláudia Regina Gonçalves Martins, de 42 anos, veio de São Paulo para acompanhar o primeiro dia de aula da filha Gabrielle, de apenas 17 anos. “Primeiro vestibular e ela passou. Hoje acontece uma mistura de emoções aqui, de alegria com a saudade de deixar ela em Araçatuba. Mas sei que irá realizar seu sonho”, disse Cláudia, com lágrimas nos olhos. Gabrielle comemorou o fato de entrar tão nova para uma universidade. “Estou muito feliz.”

Por fim, os participantes puderam conhecer os laboratórios ontem serão realizadas as aulas baseadas nas metodologias ativas.

Monique Bueno/Unisalesiano