Início Comunicação Social Unisalesiano está pronto para iniciar curso de medicina

Unisalesiano está pronto para iniciar curso de medicina

25
0
Instituição aposta no ensino PBL (Problem Based Learning), que significa aprendizagem baseada em problemas
O Unisalesiano de Araçatuba está com tudo pronto para dar início às aulas do curso de medicina. O reitor da instituição, Pe. Luigi Favero, afirma que está havendo um grande investimento em estrutura física, docentes, livros e tecnologia.
“Todos estão sendo preparados para o sistema PBL, que é o ensino da medicina a partir dos problemas. O Unisalesiano investiu muito nisso porque é uma exigência do MEC (Ministério da Educação)”, disse o reitor.
Representantes do MEC devem visitar a instituição no final do mês de maio. A visita in loco é a última etapa do processo de aprovação do projeto pedagógico da universidade para que o vestibular possa ser realizado. As aulas devem começar em agosto deste ano, com 65 vagas em tempo integral.
O Unisalesiano foi a universidade escolhida pelo MEC, por meio do programa “Mais Médicos”, em 2015, para gerenciar o curso de medicina em Araçatuba.
O coordenador do curso de medicina, o médico Antônio Henrique Oliveira Poletto, afirma que o Unisalesiano adquiriu ferramentas virtuais e de última geração. “Esses equipamentos colaboram para que os alunos alcancem habilidades e competências por meio da metodologia ativa”, comentou.
Dentre as ferramentas já adquiridas pela instituição estão a Plataforma Multidisciplinar 3D e os bonecos simuladores computadorizados.
Segundo a profa. Simone Galbiati Terçariol, que atua na área de anatomia da universidade, dos 250 cursos de formação médica no Brasil, 20 instituições – dentre elas o Unisalesiano – utilizam um simulador 3D que complementa o uso de cadáveres em aulas de anatomia e permite fazer dissecações virtuais. “É uma ferramenta de apoio em diversas disciplinas, como anatomia humana e animal, histologia, fisiologia e imaginologia”, explicou Simone.
A plataforma, que custa cerca de R$ 400 mil e possui tecnologia da startup brasileira Csanmek, funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomaticamente corretos de todos os sistemas do corpo humano. A ferramenta de estudo está instalada no Laboratório de Anatomia, com 300 metros quadrados, que passou por readequação para abrigar o curso.
Já os simuladores computadorizados, que custaram ao Unisalesiano aproximadamente R$ 2 milhões, serão acomodados no Laboratório de Simulação Clínica, também com área de 300 metros quadrados. “Os bonecos simulam reações fisiológicas e patológicas, como parada cardíaca, alteração de pressão arterial, choque hipovolêmico e até parto”, disse Poletto.
Além dos bonecos, o Laboratório de Simulação oferece aos alunos salas onde eles irão simular o exame clínico dos pacientes, que são atores, diante de câmeras. “O objetivo é filmar a consulta e depois mostrar ao estudante para ele se avaliar, fazer o debriefing.”
Com isso, Poletto explica que o acadêmico vai aprender habilidades clínicas, postura e valorização da humanização, inicialmente em um ambiente controlado, antes de ir para a rede pública.
PBL
O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante.
O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.
 Marketing/Unisalesiano