Início Comunicação Social Unisalesiano entrega títulos de Doutor Honoris Causa

Unisalesiano entrega títulos de Doutor Honoris Causa

106
0

Títulos homenageiam personalidades com intensas ações pastorais

Um auditório lotado com mais de 400 pessoas, entre autoridades, familiares dos homenageados e comunidade de Araçatuba, é o retrato da importância da cerimônia. O título foi entregue ao Bispo Emérito dos armênios católicos da América Latina, Dom Vartan Waldir Boghossian, ao teólogo, historiador e pesquisador, P. José Oscar Beozzo, ao pioneiro da música católica no Brasil, P. José Fernandes de Oliviera – padre Zezinho – e à fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns Neumann (in memoriam), representada pelo seu filho, Nelson Arns Neumann, coordenador Internacional da Pastoral da Criança.

Solenidade – O reitor do UniSALESIANO, P. Luigi Favero presidiu a cerimônia, que foi aberta pelo presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, P. Gildásio Mendes dos Santos. Ele destacou a alegria da instituição por outorgar o título como forma de celebrar o amor que se expressa na doação generosa dessas ilustres personalidades. “Uma grande e sólida instituição de ensino superior sabe reconhecer e valorizar as pessoas pelos estudos e trabalhos”, afirmou e ainda destacou o valor das pequenas coisas e das eternas memórias porque tudo é Graça de Deus.

O exemplo claro e cheio de valores, demonstrados pelos homenageados para os jovens universitários, foi o destaque dado pelo reitor do UniSALESIANO, P. Luigi Favero. “O ser humano tem valores muito grandes e basta falar desses valores para que todos entendam. Os seus nomes falam a todas as pessoas de boa vontade. Nesta noite foram acesos 4 faróis que iluminam a nossa vida e o nosso caminho”, afirmou.

Os homenageados – A lembrança das orações dos formadores salesianos foi a inspiração de D. Vartan que citou o lema “Servir na esperança” e no carisma de Dom Bosco como motivadores do trabalho de conduzir o rebanho na memória do martírio do primeiro povo cristão, lembrando o genocídio do povo armeno e a perseguição sofrida desde os primeiros tempos de cristianismo. Já o P. José Fernandes de Oliveira preferiu compartilhar o mérito da honraria recebida com a sua Congregação – os Dehonianos – , com os artistas com quem trabalhou e toda a Igreja, que deu os instrumentos para o trabalho de evangelização. “Esta não é a minha mensagem. Sou porta-voz, ‘repercutidor’ da palavra da Igreja”, afirmou. O P. José Beozzo também se mostrou emocionado com a solenidade, citou o momento dramático pelo qual passa o país e lembrou que os cristãos podem fazer a diferença na sociedade se dedicarem-se de coração, com inteligência e cooperação. “Creio que podemos fazer a diferença apostando na generosidade das pessoas”, destacou. Por fim, o dr. Nelson Arns Neumann, representando a drª Zilda Arns Neumann (in memorian), relembrou a dedicação e amor com que sua mãe lutou para combater a mortalidade infantil e a desnutrição, não só no Brasil, mas em diversos outros países pobres pelo mundo. “tenho certeza que ela está muito feliz lá em cima, sabendo que cada criança tem uma chance de viver melhor agora e ter saúde até o resto da vida.”

História – Esta é a segunda vez que o título “Doutor Honoris Causa” foi concedido pelo UniSALESIANO. A primeira vez foi em 2017, ao bispo emérito de Lins, Dom Irineu Danelon; ao fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib; ao sacerdote salesiano e escritor P. Dr. Afonso de Castro e à professora universitária (In memoriam), Maria de Lourdes Alencar Silva.