Início Comunicação Social Unisalesiano desenvolve equipamento para transportar cadeirantes e acamados

Unisalesiano desenvolve equipamento para transportar cadeirantes e acamados

54
0

Lift de transferência será entregue a paciente tetraplégica, vítima de acidente automobilístico

Um equipamento totalmente inovador e dinâmico que vai facilitar o dia a dia de cuidadores de pacientes acamados e cadeirantes. É assim definido o lift de transferência desenvolvido por um grupo de alunos do quarto ano do curso de Engenharia Mecânica do Unisalesiano de Araçatuba.

No mercado, o aparelho – uma espécie de guincho que tem o objetivo de retirar uma pessoa da cama e colocar na cadeira de rodas ou vaso sanitário, por exemplo – custa em torno de R$ 11 mil. Dentro da oficina da instituição, os acadêmicos executaram o mesmo equipamento gastando aproximadamente R$ 3,5 mil, incluindo vários diferenciais, segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Nelson Hitoshi Takiy.

Ele explica que os produtos disponíveis para venda, na sua grande maioria, são hidráulicos com acionamento manual. Há os elétricos, mas o operador necessita ligar e desligar em botoeiras fixadas no equipamento. “Este lift desenvolvido pelos alunos do Unisalesiano possui inovação tecnológica quanto à automação, onde o acionamento é realizado por controle remoto e à distância”, destacou Takiy, ao completar que o “guincho” possui também opção de ligação em tomadas elétricas ou utilização de baterias recarregáveis.

O professor de Automação Industrial e Física, Edval Rodrigues de Viveiros, que acompanhou o desenvolvimento do lift, explica que a ideia de construir o equipamento surgiu da necessidade de uma paciente de Valparaíso, mãe de uma ex-aluna do curso de Fisioterapia da instituição.

“Há uns três anos eu conheci essa senhora que é tetraplégica devido ao um acidente de carro. Não faz tanto tempo que familiares entraram em contato comigo para falar da existência de um lift na internet, mas como era caro, perguntaram se a gente teria como fazer um. Eu conversei com os alunos e eles toparam”, disse.

Viveiros contou ainda que os responsáveis pela criação do equipamento queriam doá-lo à família. “Mas não aceitaram. A família da paciente quis arcar com o custo dele. O equipamento vai ser entregue nessa sexta-feira, dia 22. Vai ser o presente de Natal da paciente”, comemorou o professor.

SOFTWARE

Segundo o professor, todo o desenho técnico do aparelho foi feito dentro de um software CAD 3D chamado Inventor. Os alunos fizeram os cálculos necessários para evitar problemas e garantir, assim, um dimensionamento de suporte de até 600 quilos. “Possui um motor em potente. Outro diferencial bacana é que pode ser dobrado e colocado dentro do carro.”

Participaram do desenvolvimento do lift de transferência os acadêmicos: André Casagrandi, Bruno Pires Caproni da Silva, Celso Felix de Souza Júnior, Daniel Yuji Kanezawa, Eliedson Diego Fernandes Negrão, Fabrício Luís Conde, Flávio José Marques, Lucas Figueiredo e Matheus de Souza Filbert.

“Somente Deus poderá recompensar esta ação de amor e caridade que os alunos demonstraram, pois este equipamento auxiliará a vida de uma pessoa. Mas outras mais poderão se beneficiar da ideia deste projeto. Estão de parabéns, não há ‘nota’ (no sentido acadêmico) que pague isto que o grupo realizou. Meu sincero ‘muito obrigado’”, agradeceu Viveiros.

Para o Pró-Reitor Acadêmico do Unisalesiano, André Ornellas, esse tipo de trabalho mostra o real sentido da teoria na prática envolvendo a cidadania. “O foco sempre é ajudar o ser humano. Nossos alunos não só se capacitam, mas se socializam com a comunidade”, frisou.

Por fim, o Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, parabenizou os alunos pela criatividade e desenvoltura do aparelho. “Criaram um equipamento delicado e de grande qualidade e utilidade. Que o Unisalesiano continue a produzir coisas para a vida, sobretudo para aqueles que mais precisam, como as pessoas com problemas de saúde”, concluiu.


Fotos