Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO cria canal online de atendimento psicológico para comunidade acadêmica e profissionais...

UniSALESIANO cria canal online de atendimento psicológico para comunidade acadêmica e profissionais da saúde

50
0

De forma inédita, o UniSALESIANO atendeu a pedidos de alunos e também da Secretaria de Saúde de Araçatuba e desenvolveu o programa “Atendimento Psicológico Online”, direcionado à comunidade acadêmica e aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) que atuam na linha de frente ao combate da pandemia do novo Coronavírus.

Portanto, os integrantes desses dois grupos: acadêmicos, administrativos, professores e profissionais da saúde dos serviços públicos de Araçatuba, já podem entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99745-9099 para solicitar o atendimento a distância.

“Assim que a mensagem chega ao nosso grupo, o psicólogo voluntário entra em contato com a pessoa para combinar o melhor dia e horário para as sessões”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO, Prof.ª Mirella Martins Justi.

De acordo ela, os atendimentos são realizados por psicólogos voluntários, todos ex-alunos do UniSALESIANO que possuem inscrição ativa no Conselho de Psicologia e seguem todas as exigências do órgão para atendimento, como garantia de sigilo e privacidade durante a sessão.

PLANTÃO

Mirella explicou que as sessões acontecem dentro da modalidade Plantão Psicológico, voltada aos atendimentos emergenciais para queixas e demandas atuais do cliente. “O tempo de sessão é de 50 a 60 minutos, o mesmo de uma sessão presencial. Porém, não tem o caráter de psicoterapia de longo prazo”, disse.

Dessa forma, o alívio ou a ajuda pode vir com uma sessão, duas ou três. “A gente pensa em oferecer o serviço até o final da pandemia e, depois, os casos residuais encaminhá-los para a Clínica Escola ou outro atendimento online”, completou Mirella.

Para o Pró-Reitor Acadêmico e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, é missão da universidade promover ações colaborativas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. “Principalmente neste período de isolamento social, onde uma ajuda psicológica pode colaborar com os sentimentos dos nossos alunos que estão tendo atividades remotas e com os profissionais de saúde que trabalham incansavelmente para combater a pandemia”, concluiu.

Monique Bueno
Jornalista