Início Comunicação Social Um passo à frente na transformação digital: o relançamento da “SDL”, Biblioteca...

Um passo à frente na transformação digital: o relançamento da “SDL”, Biblioteca Digital Salesiana

51
0

(ANS – Roma) – Em 2006, o então Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Tarcisio Scaramussa, hoje Bispo, iniciou um projeto de preservação digital do material salesiano. Quinze anos depois, os princípios então estabelecidos comprovaram sua validade permanente e o site, conhecido como Biblioteca Digital Salesiana (ou SDL, sigla em inglês) foi recentemente relançado, contando com nova identidade visual, atualização do software e importante acréscimo de conteúdo: atualmente, de um modo geral, já conta com 200.000 recursos. Entretanto, o seu número é potencialmente infinito.

Entre os princípios estabelecidos para a empresa na época, estavam:

• o software deve ter código aberto para impedir a propriedade intelectual;

• a preservação da cadeia de bits de todos os objetos digitais deve ser mantida, para assegurar os arquivos originais;

• é importante garantir a preservação da autenticidade e da proveniência;

• é importante garantir a preservação adequada das informações;

• o site deve ser um site institucional, para que sua existência seja garantida pela própria Congregação.

O software utilizado (“Greenstone Digital Library Software”) foi, e continua a ser, desenvolvido e distribuído com a colaboração da UNESCO e da ONG “Human Info”.

A atualização mais recente (final de 2020) ganhou um excelente e completo motor de busca, que permite ao usuário encontrar facilmente qualquer palavra, frase ou parágrafo, seja no título como no conteúdo de qualquer documento presente. Se, por exemplo, quiséssemos pesquisar o “Boletim Salesiano” (sob o grupo principal “Salesianidade”), cada palavra, presente em cada uma das edições, desde a primeira edição de Dom Bosco em 1877 até o mais recente em 2020, pode ser encontrada.

A navegação também foi aprimorada, tornando-se mais intuitiva e disponível em seis idiomas e dividida por grupos, com um novo e mais intuitivo aspecto gráfico,

Em termos gerais, o site está disponível nas seis línguas principais da Congregação, mas o idioma, a redação e o formato digital de seus conteúdos são potencialmente ilimitados.

A nova SDL exibe ao usuário seis grandes ícones, referentes aos principais grupos (Dom Bosco, Salesianidade, Santidade Salesiana, Nível mundial, Multimídia, Sede Central). Cada grupo principal proporciona acesso às coleções – até o momento 43, cada qual com milhares de recursos digitais: textos, imagens, áudio, vídeo…

A nova biblioteca digital SDL foi apresentada hoje, 22 de janeiro, ao Conselho Geral da Congregação, pelo Administrador do site < sdb.org >, Sr. Hilario Seo SDB. O relançamento oficial se dará no dia 24 de janeiro, Festa de São Francisco de Sales.

É possível acessar a nova SDL pelo site sdb.org (clicando na seção “Recursos” do menu superior de sdb.org) ou por meio do link direto: http://sdl.sdb.org

Com este relançamento da SDL, o Dicastério de Comunicação Social espera poder dar um forte impulso para que os Salesianos deem um passo adiante na transformação digital, ou seja, na digitalização de objetos e preservação de materiais digitais de forma compartilhada, a fim de facilitar a criação de novos recursos por meio de trabalho digital compartilhado.