Início Comunicação Social Um lema e um logotipo a caminho da canonização de Artêmides Zatti

Um lema e um logotipo a caminho da canonização de Artêmides Zatti

53
0

(ANS – Roma) – Animar um evento histórico para a Congregação e Família Salesiana, como a canonização de Artêmides Zatti, requer uma imagem e uma frase à altura do acompanhamento do caminho de preparação e do próprio evento.

Assim, em nome da Postulação Geral da Congregação, o P. Pierluigi Cameroni convidou uma equipe de salesianos e leigos, italianos e argentinos, a criarem juntos um lema e um logotipo que expressassem o mais claramente possível a figura radiante e ao mesmo tempo simples de Artemide Zatti.

Após avaliar diversas sugestões, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, juntamente com o Postulador Geral, P. Pierluigi Cameroni, apresentou o lema escolhido para a canonização “Credetti, promisi, guarii” (Acreditei, prometi, curei-me). Quase todas as propostas tinham em comum estas três palavras pronunciadas pelo futuro santo ao testemunhar sua milagrosa recuperação da tuberculose e, consequentemente, a origem da sua vocação para servir os doentes e os pobres. A frase é composta por três verbos que lembram o caminho espiritual de abandono nas mãos de Deus e dedicação ao bem dos outros. Ele, que foi curado, teria se tornado um curador, não apenas por meio dos medicamentos e das técnicas médicas, mas com toda a sua pessoa, por meio do amor incondicional que demonstrava todos os dias.

A partir da escolha do tema, foram propostos alguns designs para o logotipo, e por fim, foi escolhido este que apresentamos aqui.

As duas cores, vermelho e azul, aludem às cores de Maria Auxiliadora e revelam o amor a Deus e ao próximo que caracterizou toda a vida de Zatti (vermelho), bem como uma vida abandonada ao mistério de sua vontade e à da Divina Providência (azul).

O apelativo “santo” é precedido pelo nome deste salesiano coadjutor, ou seja, a maneira comum como seus “parentes”, os pobres, costumavam chamá-lo. Assim, este “irmão mais velho” dos doentes e dos pobres, que o chamavam simplesmente de “Artêmides Zatti”, agora é proclamado “santo”.

O logo pode ser baixado, em diferentes idiomas, clicando aqui Logo Zatti Santo. Isto, e muito mais sobre este grande santo salesiano, pode ser encontrado no site www.zatti.org.