Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      UCDB lança primeiro curso a distância no Brasil sobre assistência religiosa em presídios

UCDB lança primeiro curso a distância no Brasil sobre assistência religiosa em presídios

22 de junho de 2019

Por Natalie Malulei

Com uma Aula Magna realizada na noite dessa quarta-feira (19), o curso de extensão em Assistência Religiosa em Presídios foi lançado no campus Tamandaré. A capacitação, oferecida pela Universidade Católica Dom Bosco, por meio da UCDB Virtual, em parceria com a Arquidiocese de Campo Grande e com a Pastoral Carcerária Nacional, é a primeira na modalidade a distância a ser realizada no Brasil.

Na data, a solenidade foi transmitida ao vivo pela internet e entre as autoridades que participaram da abertura estavam o Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e a coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, Ir. Petra Silvia Pfaller.

Segundo Pe. Ricardo, a UCDB apoia a iniciativa por entender a importância do trabalho de assistência religiosa nos presídios. Ao discursar, o Reitor da Católica pontuou que esse público sempre foi uma das preocupações de Dom Bosco. “Falar em pastoral carcerária é recordar, para nós salesianos, uma das gêneses de São Francisco de Sales e do início da nossa sociedade. Enquanto estudante de filosofia, Dom Bosco acompanhava um padre que dava assistência a quem era condenado e sempre se impressionou em ver tantos jovens com tanta vitalidade naquela situação. Esse foi um dos motivos que o fez criar um sistema preventivo de educar evangelizando e evitar que outras pessoas tivessem o mesmo fim. Recordamos tudo isso com carinho e promovemos esse curso com muita satisfação”, pontuou Pe. Ricardo.

Já o arcebispo de Campo Grande enfatizou a relevância de a capacitação ser oferecida na modalidade a distância. “A população carcerária aumenta a cada ano e sabemos do interesse das pessoas em continuarem esse trabalho de assistência religiosa nos presídios, contudo há muitas regiões do Brasil que não tem acesso à uma formação de qualidade e agora iremos alcançar esse público”, ressaltou Dom Dimas.

O lançamento do curso também contou com uma palestra ministrada pela Ir. Petra que, além de coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, também atua como advogada e é especialista em direitos humanos. No auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, a Aula Magna trouxe o tema “Sistema Penitenciário Brasileiro: Há solução?”. Dados estatísticos e a situação da população carcerária no país foram citados pela palestrante. Além disso, Ir. Petra falou sobre a política atual de encarceramento em contraponto com a concessão à liberdade e o direito à assistência religiosa. Durante o evento, também houve uma apresentação cultural feita pelos agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Campo Grande e a iniciação ao curso de extensão.

Sobre a extensão

Com 40 horas/aula, a proposta é capacitar quem tem interesse em se tornar um agente da Pastoral Carcerária. De acordo com o Pe. Alex Messias, tutor da extensão no âmbito religioso e espiritual, existe a intenção de atender uma necessidade das comunidades: “Algumas paróquias têm dificuldades em reunir profissionais do direito e do sistema penitenciário para promover esse tipo de capacitação, além disso tem outro ponto: cursos presenciais, geralmente, podem levar de um a dois anos para serem finalizados e, por meio da modalidade à distância, conseguimos concluir em dois meses”.

Esta primeira edição da capacitação tem início em julho e encerra-se em agosto. Ao todo são 15 videoaulas que, de acordo com a metodologia do curso, foram distribuídas entre os eixos “ver”, “julgar” e “agir”. Aplicação de questões de fixação e atividades reflexivas a partir da elaboração de textos também fazem parte da extensão. Segundo Pe. Alex, após a conclusão do curso, o aluno deve ir até a paróquia ou diocese a qual pertence e solicitar o ingresso na Pastoral Carcerária, a partir daí as equipes darão o encaminhamento para que ele passe a atuar junto à igreja na assistência religiosa voltada para os internos. Depois do término das atividades voltadas para esta turma, outras devem ser abertas conforme a demanda.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS