Início Comunicação Social #Synod2018: Vaticano convida todos os jovens a participar pelas redes sociais

#Synod2018: Vaticano convida todos os jovens a participar pelas redes sociais

44
0

De 19 a 24 de março estarão em Roma, Itália, cerca de 300 jovens para a assim chamada “Reunião Pré-Sinodal”: um pré-Sínodo ‘dos’ jovens em vista do Sínodo dos Bispos ‘sobre’ os jovens. Sexta-feira, 16 de fevereiro, realizou-se a Coletiva de Imprensa de lançamento desse encontro.

“Queremos que os jovens sejam ouvidos e que sejam os primeiros a falar”, disse o cardeal Lourenço Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos. “A Reunião Pré-Sinodal deverá elaborar um documento partilhado a ser entregue ao Papa, domingo, 25 de março, e confluirá, com outras contribuições, no ‘Instrumentum laboris’, documento sobre o qual se debruçarão os padres sinodais em outubro”, completou.

Além disso, “conscientes de que os jovens se exprimem mais facilmente com as novas tecnologias digitais… junto com o documento se fará um vídeo: mais um modo para ajudá-los a expressar tudo o que querem dizer”, acrescentou dom Fabio Fabene, sub-secretário do Sínodo dos Bispos, que também ilustrou o programa dos trabalhos da Reunião.

O subsídio é de grande relevância para a Reunião, que compreende um “Roteiro de trabalho” para facilitar o intercâmbio entre os participantes sobre alguns temas específicos e uma “Carta-convite”, redigida por jovens, que convida outros jovens a participar da Reunião através das redes sociais.

Como participar da Reunião Pré-Sinodal?

Para participar “à distância”, os jovens deverão ir ao site www.synod2018.va, onde acharão o link para inscrever-se no Grupo Facebook de uma das seis línguas programadas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português). No interior desses Grupos os membros terão a oportunidade de dar a própria contribuição sobre os temas propostos, conectando-se com a hashtag de cada um (na Carta se mostram os 15 hashtags oficiais dos debates ou discussões).

“Experimentamos abrir várias portas, a fim de que na Reunião Pré-Sinodal possam entrar muito mais que as 300 pessoas convidadas”, concluiu no fim Filipe Passantino, um dos dois jovens, junto com Stella Marillene Nishimwe, presentes à Coletiva de Imprensa.

Quanto à iniciativa da Reunião Pré-Sinodal, o salesiano padre Rossano Sala, secretário especial para o Sínodo sobre os Jovens, comentou: “Todos os componentes da Família Salesiana e todos aqueles que se ocupam de Pastoral Juvenil (PJ) estão convidados a visitar o site www.synod2018.va , a baixar e valorizar em todas as Igrejas locais todo o material útil; a convidar os jovens dos próprios ambientes a participar: trata-se de uma ocasião única!”.

Fonte: InfoANS