Início Comunicação Social Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana promove a segunda edição...

Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana promove a segunda edição do “Don Bosco Global Youth Film Festival”

49
0

“O amor constrói a paz e a solidariedade” é o tema desta nova edição, que será realizada nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

O objetivo da iniciativa é reunir os jovens e, desta vez, especialmente os do meio salesiano, para que sejam portadores de uma mensagem de paz e esperança; e sejam protagonistas da mudança de que o mundo precisa.

“Depois da avaliação e do discernimento feitos no final da primeira edição do festival, optamos por tornar esta iniciativa um evento anual”, anunciou o padre Gildásio Mendes, conselheiro geral para a Comunicação Social.

Padre Gildásio acredita que o festival “oferece uma oportunidade de ouro: para os nossos jovens, de se encontrar e se expressar, gerando entusiasmo, energia e corresponsabilidade; para os nossos Salesianos, de acompanhar, orientar e motivar os jovens na sua busca criativa; e para os membros da Família Salesiana, de se reunir e divulgar em todo o mundo o nome de Dom Bosco e a nossa missão pelos jovens”.

Categorias — Para a segunda edição, que também será apoiada pela fundação Dom Bosco no Mundo, estão previstas duas categorias de inscrição: júnior (14 a 19 anos) e sênior (20 a 25 anos),  provenientes de espaços salesianos como escolas, centros de formação profissional, institutos de ensino superior, paróquias e oratórios salesianos.

“A primeira edição visou definir-nos perante todos e foi aberta ao mundo inteiro. Esta segunda edição já pretende ser um caminho ‘interno’, repensada especificamente para o mundo salesiano, para aproximar os jovens de nossas casas e instituições”, afirma o diretor do festival, padre Harris Pakkam. Ele também identificou os objetivos do DBGYFF 2023: “queremos abrir um diálogo com os jovens do mundo salesiano, por meio de suas linguagens e envolvê-los na transformação da sociedade; incentivá-los a expressar seu talento e criar conteúdo visual sobre o assunto; além de formar e motivar os jovens a se tornarem apóstolos e embaixadores do amor”.

Gêneros, prêmio e seleção — Neste ano podem participar curtas-metragens (até cinco minutos) de qualquer gênero (videoclipes, documentários, comédias, filmes mudos, filmes de animação…).

Serão distribuídos aos vencedores €$100 mil  em prêmios. Serão premiados os melhores curtas em nível global (10 prêmios de dois mil euros) e os melhores em nível regional (10 prêmios de mil euros para as sete regiões salesianas), além de 100 prêmios locais.

Cada equipe regional julgará os filmes da própria região geográfica e premiará os 10 melhores. Além disso, os 25 melhores filmes de cada região serão admitidos na competição em nível global para serem submetidos à votação pelo júri global. “A experiência de sinergia e de trabalho em rede deve ser vista como um verdadeiro fruto desta iniciativa entre os jovens, os Salesianos das inspetorias e a Família Salesiana… Este novo projeto trará uma contribuição tangível para a transformação da sociedade e deixará um impacto muito positivo entre os jovens”, conclui o padre Mendes.
Mais informações sobre o festival: dbgyff@sdb.org  ou no site: https://www.dbgyff.com

Fonte: Agência Info Salesiana