Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Seminário sobre a “Meditação Salesiana”

Seminário sobre a “Meditação Salesiana”

15 de maio de 2018

“Por que não nos é ensinado a fazer a meditação salesiana?”. Era a pergunta de um diretor salesiano interessado não só na própria vida espiritual, mas no progresso da sua comunidade. Esse foi o ponto de partida do seminário sobre a “Meditação salesiana”, realizado de 10 a 12 de maio na comunidade “São Calisto” de Roma.

O evento contou com a participação de seis Salesianos especialistas na matéria e dos membros do Dicastério para a Formação, e começou com a partilha de experiências pessoais de meditação feita pelos participantes desde a época do noviciado até hoje. “Como fomos iniciados na meditação? Quem nos ensinou a meditar? Como meditamos hoje em nossas comunidades?”, foram as perguntas com que a equipe iniciou o seu trabalho de reflexão.

Embora todos os Salesianos tenham iniciado a aprendizagem da meditação durante o noviciado, a maioria deles não conhece a forma salesiana da oração mental. Constata-se uma evidente confusão entre meditação, leitura espiritual e outros métodos de meditação.

A meditação foi de importância vital para Dom Bosco, que a tinha como um importante caminho para a santidade dos seus Salesianos. Nesse sentido, pode-se observar também uma continuidade carismática nas mensagens dos Reitores-Mores, em especial o P. Filipe Rinaldi e o P. Pedro Ricaldone, que convidavam a praticá-la habitualmente para crescer na identidade salesiana. O P. Rinaldi contou que poucos dias antes de morrer, Dom Bosco queria confessar-se e conseguiu dizer apenas uma palavra: “meditação”. Foi essa a herança que o Fundador deixou aos seus Salesianos.

“Forma indispensável de oração é para nós a oração mental – afirmam as Constituições salesianas –. Ela fortalece nossa intimidade com Deus, salva da rotina, conserva o coração livre e alimenta a doação ao próximo. Para Dom Bosco é garantia de alegre perseverança na vocação”. Chegou para os Salesianos, então, o momento de perguntar-se diante de Deus: “quais são as motivações da vida salesiana?”

O seminário ofereceu três dias de meditação, reflexão e oração para convidar a Congregação a continuar a reflexão. Surgiram, ao mesmo tempo, iniciativas que deverão ser convertidas em linhas-guia. Os frutos da meditação deverão ser vistos na transformação que acontece na vida de cada Salesiano.

As primeiras informações e conclusões do seminário foram dadas a conhecer pelo P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, a todos os Inspetores e Delegados Inspetoriais para a formação. Os atos desse seminário estão disponíveis também na rede, no endereço https://formazionesdb.org

INfoANS

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS