Início Comunicação Social Secretariado da Família Salesiana: primeiros passos de um novo sexênio

Secretariado da Família Salesiana: primeiros passos de um novo sexênio

28
0

A Família Salesiana, este vasto movimento de pessoas dedicadas à salvação dos jovens no seguimento de Dom Bosco, é um organismo vivo, que assume um papel cada vez mais central na consideração e no apostolado da Congregação. A referência do Reitor-Mor à Família Salesiana, no discurso de encerramento do Capítulo Geral, neste sentido, é significativa: “A Família Salesiana, juntamente com a realidade da missão partilhada com os leigos, representa o ponto de chegada e é garantia da missão salesiana… É um elemento carismático essencial, muito mais forte hoje do que nos tempos de Dom Bosco… Por isso convido-vos a continuar a crer na Família Salesiana”.

A primeira novidade, fruto da vitalidade da Família Salesiana, foi a renovação da equipe dos Salesianos de Dom Bosco no Secretariado para a Família Salesiana: o P. Joan Lluís Playà sucedeu ao P. Eusebio Muñoz como Delegado do Reitor-Mor para Família Salesiana; o P. Pierluigi Cameroni, ex-Animador Espiritual da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), continua no Secretariado, agora como Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana; o Sr. Domingos Nam assume as funções de Delegado Mundial para os Salesianos Cooperadores e Ex-alunos de Dom Bosco, antes papel do P. Giuseppe Casti e do P. Jayapalan Raphael; enquanto o novo Animador Espiritual da ADMA é o P. Alejandro Guevara.

Logo após a renovação dos cargos, os primeiros contatos digitais começaram a ser feitos. Foram atendidas as solicitações das Inspetorias e dos grupos específicos da Família Salesiana de várias partes do mundo: animação dos Exercícios espirituais, participação nos encontros inspetoriais, reuniões com os Ex-alunos das Inspetorias da Ásia Leste, encontro com a ADMA Primária… sem deixar de lado a tradução do livro da Família Salesiana.

Entre os dias 10 e 12 de setembro, a equipe dos Salesianos de Dom Bosco que atua no Secretariado se reuniu e, no dia 11 de setembro, participou da reunião Plenária da Secretaria, que também contou com a presença da Ir. Maria Luisa Miranda e de Dina Moscioni, antigos membros; e de Margarita F. e Antonio Boccia, novos membros do Secretariado, recentemente nomeados pelo Reitor-Mor.

Estes dias serviram para reafirmar o caráter do Secretariado como órgão a serviço do Reitor-Mor para a animação, formação e coordenação da Família Salesiana; refletir sobre as funções a serem assumidas e formas de organização; preparar parte do programa para o sexênio correspondente à Família Salesiana à luz dos núcleos de animação propostos pelo Reitor-Mor e, por fim, discutir sobre as próximos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana.

“Em poucas palavras, estes foram os primeiros passos do novo sexênio, enquanto continuamos a confiar no amor envolvente de Deus, que deu à sua Igreja o dom da nossa Família Salesiana”, conclui o P. Playà, Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana.

Por: ANS ROMA