Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Saúde Mental é tema de evento online promovido pela Medicina Veterinária do UniSALESIANO

Saúde Mental é tema de evento online promovido pela Medicina Veterinária do UniSALESIANO

23 de setembro de 2020
Circuito é realizado pela LEAC (Liga de Estudos de Animais de Companhia)

A LEAC (Liga de Estudos de Animais de Companhia) do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO promove o 1º Circuito Online com o tema “Setembro Amarelo dentro da Medicina Veterinária”, nos dias 17 e 24 de setembro, e 1º de outubro de 2020, através do Google Meet.

O objetivo do evento é tratar a saúde mental dos médicos veterinários durante a carreira, com palestras voltadas à campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização da prevenção ao suicídio.

De acordo com integrantes da LEAC, alunos e graduados na área terão conhecimento sobre como lidar com perdas, com os proprietários dos animais, a melhor forma de dar a notícia da morte de um animal, entre outros assuntos.

No dia 17 de setembro, a palestra com o tema “A Importância da Saúde Mental do Médico Veterinário nos dias de hoje” foi ministrada pelo médico veterinário, Dr. César Albuquerque Barboza Gaspar.

Neste dia 24 de setembro, às 19h30, a médica veterinária, Dr.ª Carina Rodrigues da Silva, abordará o tema “Eutanásia na Medicina Veterinária – da inexperiência ao amadurecimento”. E, por fim, no dia 1º de outubro, também às 19h30, a palestra “Síndrome de Burnout – O que é? Como diagnosticar?”, será ministrada pela psicóloga Fernanda Pascoal Grossi.

A 1ª Secretária da LEAC, a aluna Carolina Cristina Cândido, afirmou que, para se inscrever no Circuito, basta acessar o Instagram @leacunisalesiano para obter o link da palestra no dia do evento. “Disponibilizamos o link e fica em aberto até 10 minutos depois de iniciada a palestra”, disse.

Carolina ressaltou que a 1ª palestra, focada na saúde mental do médico veterinário, teve resultado satisfatório, com a participação e interação dos alunos. “Ocorreu de forma positiva, por se tratar de um assunto atual, delicado e de extrema importância em ser discutido na Medicina Veterinária. Atingimos uma boa audiência”, frisou.

Para a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Prof.ª Sheila Cardoso, o evento proporciona uma reflexão entre todos os envolvidos, pois, segundo ela, o médico veterinário se preocupa em oferecer o melhor de seu trabalho e acaba esquecendo de sua saúde mental. “Estamos lidando com vidas e, a qualquer momento, corremos o risco de perder um animal, o que acaba abalando, psicologicamente, o veterinário”, explicou.

Por isso, Sheila ressaltou a importância de eventos como o Circuito, que têm o objetivo de alertar o profissional da necessidade de cuidar da parte psicológica, evitando casos de esgotamento mental e físico.

Por: Unisalesiano

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS