Início São Marcos

São Marcos

MSMT – SÃO MARCOS

Localização
Caixa Postal 07
CEP: 78600-000 – BARRA DO GARÇAS – MT

Contato
(66) 3416-1021


História e atuação

A Missão Salesiana de São Marcos foi fundada oficialmente no dia 24 de abril de 1958, dia de São Marcos. Os Xavante vieram inicialmente da região ao norte do Rio das Mortes para Meruri, quando era então diretor o P. Bruno Mariano, em busca de apoio para sua sobrevivência, ameaçada pelos fazendeiros, pelas doenças. Em seguida, os Xavante construíram uma Aldeia no Boqueirão e em 1958 vieram para São Marcos, acompanhados pelo P. Salvador Papa e Me. Adalberto Heide e apoiados pelo  P. Bruno Mariano, que era Diretor de Meruri. No segundo semestre vieram os clérigos Pedro Gawlik e Bartolomeo Giaccaria. No ano seguinte vieram P. Pedro Sbardelloto, P. Fernando.

Em 1962, o P. Mário Panziera assume a direção da Missão até 1970, depois veio P. Mário Gosso, P. Miguel Paes, P. Gino Fávaro, P. Luiz Leal e P. Osmar Resende.

Após seis anos da chegada dos SDB, as Filhas de Maria Auxiliadora chegaram a São Marcos.  Era o dia 3 de março de 1964, e a comunidade era formada por três Irmãs: Giuseppina Molteni, Ida Altoé e Iolanda Verzeni e duas jovens voluntárias: Josina Maria Ludumila Silva e Maria Luiza Morais. Chegaram a São Marcos num caminhão carregado de bagagens, dirigido pelo diretor P. Mário Panziera.  Ao entrarem na casa o primeiro encontro das Irmãs foi com a estátua de Maria Auxiliadora ali colocada pelo P. Mário.

A educação e a promoção da juventude é o principal objetivo do trabalho salesiano. Em São Marcos não foi diferente. Foi junto aos jovens Xavante que os SDB e, logo depois, as FMA desenvolveram o seu trabalho. As primeiras atividades escolares em São Marcos foram informais, relegadas a um plano secundário, apêndice dos trabalhos nas roças. Ausência de estrutura física, não havia horários rígidos, pois as aulas dependiam da quantidade de trabalho que tinha que ser feito na roça. Os conteúdos eram basicamente os temas catequéticos, o discurso da conversão. A didática era muito pessoal, de acordo com as habilidades do professor… Além da construção da aldeia e da Missão, outros fatores concorreram para relegar inicialmente as instruções escolares a segundo ou terceiro plano. O combate a doenças como sarampo e tuberculose, acomodação de novos grupos Xavante que vieram para a aldeia (grupo de Batovi em 1964, Suiá-Missu em 1966), construção do complexo missionário, foram situações que marcaram os primeiros dez anos da história Xavante em São Marcos.

A escola dos missionários para os Xavante só foi minimamente organizada após 1964, com a chegada das Irmãs Salesianas à aldeia. Um fato marcante lembrado pelos missionários e pelos Xavante foi o sangue derramado pelo P. Pedro Sbardelotto, que apanhou de chicote por um fazendeiro da região.  A escola estadual de São Marcos foi criada em 26 de agosto de 1974, pelo Decreto nº 2.179.  A escola procura ser diferenciada, valorizando, respeitando, incentivando o cultivo da própria cultura.  Em 2008 comemoramos os 50 anos da Missão. A festa foi toda organizada pelos próprios Xavante, num sinal de gratidão, de organização e de espírito empreendedor.