Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Santidade na Família Salesiana: Publicado o Dossiê da Postulação 2020

Santidade na Família Salesiana: Publicado o Dossiê da Postulação 2020

29 de janeiro de 2021

(ANS – Roma) – “De agora em diante, seja o nosso lema: a santidade dos filhos seja prova da santidade do pai”, escreveu o P. Rua após a morte de Dom Bosco. Este auspício encontrou confirmação particular no decorrer do tempo. De fato, desde os tempos de Dom Bosco aos nossos dias se atesta uma tradição de santidade que merece atenção, porque é a encarnação do carisma que dele se originou e que se exprimiu numa pluralidade de estados de vida e de formas, que fez brilhar como luz singular o carisma salesiano e constitui um patrimônio para a Família Salesiana, comunidade de fiéis e de homens de boa vontade. Portanto, é necessário expressar profunda gratidão e louvor a Deus pela santidade já reconhecida na Família Salesiana e por aquela em vias de ser reconhecida. A Postulação Salesiana apresenta 173, sendo: Santos (9), Beatos (118), Veneráveis ​​(18), Servos de Deus (28). As causas acompanhadas diretamente pela postulação são 58 (mais 5 extras).

O Dossiê relata a lista e o estado de cada Causa e apresenta os acontecimentos de 2020, entre os quais o fato extraordinário do consentimento dado pelo Papa Francisco à abertura da Causa de Dom José Cognata; a conclusão do Processo Diocesano do P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo; a abertura do Processo Diocesano do P. Silvio Galli; e a Venerabilidade do P. Ignazio Stuchlý.

Em seguida, é feita a apresentação de algumas dimensões da santidade salesiana, com a oferta de boas práticas.

Recorda-se por fim o compromisso de difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão dos membros da Família Salesiana candidatos à santidade, valorizando e cuidando dos diversos aspectos: litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, cultural, histórico, social, missionário…

O aspecto pastoral diz respeito à eficácia das figuras dos Santos, dos Beatos, dos Veneráveis ​​e dos Servos de Deus, como exemplos bem-sucedidos de cristianismo, vividos nas especificidades socioculturais da Igreja e da Família Salesiana. O aspecto espiritual, por sua vez, implica no convite a imitar suas virtudes como fonte de inspiração e planejamento. O acompanhamento e a promoção de uma Causa são uma forma autêntica de pedagogia da santidade, à qual, em virtude do Carisma, somos chamados a ser particularmente sensíveis e atentos.

O caminho de santidade é um caminho que deve ser percorrido em companhia: em companhia dos santos. A santidade é vivenciada e alcançada em conjunto. Os Santos estão sempre em companhia: onde há um, sempre encontramos muitos outros. A santidade da vida cotidiana faz florescer a comunhão e é um gerador “relacional”. A santidade se alimenta de relacionamentos, confiança, comunhão. Na verdade, como afirma a liturgia da Igreja no prefácio dos Santos: “Na vida deles nos ofereceis um exemplo, na intercessão uma ajuda, na comunhão da graça um vínculo de amor fraterno. Confortados pelo seu testemunho, enfrentamos o bom combate da Fé, para partilhar da mesma coroa de glória no Céu”.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS