Início Comunicação Social Salesianos recebem título de Cidadão Honorário de Primavera do Leste

Salesianos recebem título de Cidadão Honorário de Primavera do Leste

65
0

O salesiano irmão Damião de Jesus Souza, 45, e o padre Ângelo Cesar Cenerino, 46, receberam da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste (MT), o título de ‘Cidadão Honorário’ da cidade. A homenagem foi feita pelos relevantes serviços prestados à sociedade local no atendimento das crianças e jovens, principalmente os mais carentes. De acordo com o primeiro secretário do Legislativo Municipal de Primavera do Leste, vereador Kinha Juriti, “é uma forma de presentear e parabenizar por tudo o que foi feito pelo município, que tem apenas 33 anos de história, pois é assim que se constrói um futuro sólido”, declarou.

O padre Ângelo é natural de Piacatu (SP) e chegou ao município em novembro de 2015. Hoje é pároco da Igreja de Nossa Senhora da Salete e diretor da Comunidade Salesiana. “Esse título só tem sentido graças a Missão Salesiana que me acolheu há 35 anos, em Araçatuba e sempre me deu condições e apoio para a realização da missão como salesiano de Dom Bosco e como padre exercendo o ministério em prol do povo de Deus de maneira especial aos jovens os nossos destinatários”, declarou o sacerdote que, neste ano, completa 25 anos de profissão religiosa. A proposição do título foi do vereador Juarez Barbosa.

O “mestre Damião”, como é carinhosamente chamado na cidade, é natural de Poxoréo (MT) e é o presidente do Salesiano Centro Social Dom Bosco, mantido graças à parceria entre a Prefeitura, Missão Salesiana e Paróquia Nossa Senhora da Salete. A obra já ajudou a mudar a realidade de aproximadamente 5000 pessoas que viviam em condições de vulnerabilidade social. O projeto atualmente atende em média 200 crianças e adolescentes com idade entre 07 a 13 anos, que pertencem à região do bairro São Cristóvão I, II e III, Poncho Verde I e II, Novo Horizonte, Jardim Luciana, Eldorado e bairros circunvizinhos sem a descriminação de sexo, cor, raça, credo religioso, pensamento ou condição social.

Prêmio Papa João Paulo II, em Campo Grande (MS) – Também nesta semana, o Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. João Marcos de Araújo Ramos, recebeu o Prêmio Papa João Paulo II, entregue pela Câmara de Vereadores de Campo Grande. A homenagem foi conferida a religiosos e cristãos leigos em reconhecimento aos relevantes trabalhos desenvolvidos na Capital e faz alusão ao líder da Igreja Católica de 1978 a 2005.

A homenagem foi proposta pelo vereador Delegado Wellington. Pe. João Marcos de Araújo é graduado em Filosofia pela UCDB e em Teologia pelo instituto teológico Pio XI  – Unisal. Foi diretor de pastoral no Colégio Salesiano Dom Lasagna, em Araçatuba (SP) e atualmente também é presidente do Conselho Diretor da Fundação Dom Bosco – FM Educativa UCDB e é pároco da Paróquia Universitária São João Bosco.

A mesma premiação foi entregue ao padre Tiago Figueiró, que hoje trabalha como Assessor de Pastoral Diocesano em Três Lagoas (MS). Ele é nascido em Campo Grande e foi homenageado pelo trabalho desenvolvido visando  “uma ecologia integral, direcionada especialmente para a juventude das classes populares,” conforme citado pelo autor da proposta, vereador Gilmar da Cruz. Padre Tiago desenvolveu recentemente a pesquisa histórica “Cabreúva: de Segredo a Prosa”, que colocou novas luzes sobre as raízes de Campo Grande.