Você está em:    Home      Notícias      Em destaque      Salesianos no Brasil: 133 anos de presença educativa e pastoral

Salesianos no Brasil: 133 anos de presença educativa e pastoral

13 de julho de 2016
Published in Em destaque, Notícias

Em 14 de julho de 1883, aportavam no Rio de Janeiro os primeiros Salesianos, vindos em missão para o Brasil. Hoje, passados 133 anos, a Família Salesiana constitui um vasto movimento em favor da educação e da evangelização dos jovens no país.

A missão confiada por Deus a Dom Bosco abraçava o mundo inteiro. Em um de seus célebres sonhos, ele viu a dureza da tarefa e a localização do espaço onde seus salesianos deveriam trabalhar: “com o suor e sangue seus filhos irão levar os jovens ao Senhor da messe”. “Entre os paralelos 15 e 20, surgirá uma terra prometida”. Suor, sangue, martírio e terra prometida… Muitas outras coisas ele sonhou e, nos sonhos, ele via a intervenção de Deus, que lhe revelava a sua vontade e o futuro missionário de sua Congregação.

FOTO 1

Primeira expedição missionária de Dom Bosco à América Latina

 

Em 1875, Dom Bosco envia o primeiro grupo de salesianos à América do Sul, na Argentina. “A primeira terra americana em que os salesianos pousaram o pé foi o Brasil. Isto aconteceu em 1875, quando a assim chamada Primeira Expedição Missionária, que Dom Bosco enviou à Argentina, passou pelo Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil” (MARCIGAGLIA, 1955, p.13).

 

 

 

 

FOTO 2

O colégio oferecia oficinas tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria a alunos pobres.

Em 14 de julho de 1883, vieram finalmente os Salesianos para o Brasil e foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas. A primeira delas foi a fundação do Colégio Santa Rosa de Niterói. (MARCIGAGLIA, 1955, pp.17-19).

Dois anos após sua instalação no Rio de Janeiro, os missionários fundaram, em 1885, o Liceu Coração de Jesus, na cidade de São Paulo. Em março de 1890 inauguraram o Colégio São Joaquim, em cidade do interior do estado de São Paulo – Lorena. Em 1892, chegaram ao Brasil as irmãs salesianas que se espalharam, gradativamente, por várias regiões.

 

 

FOTO 3

Primeira instituição de ensino da Missão Salesiana de Mato Grosso.

 

O ano de 1894 foi marcado pela chegada dos missionários em terras mato-grossenses e pernambucanas: em Cuiabá, fundaram o Liceu São Gonçalo e, em Recife, o Colégio do Sagrado Coração.

 

 

 

Comments

comments

Departamento de Comunicação e Marketing da Missão Salesiana de Mato Grosso.
www.misssaosalesiana.org.br

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS