Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Salesianos lançam respostas coordenadas à emergência COVID-19

Salesianos lançam respostas coordenadas à emergência COVID-19

31 de março de 2020

(ANS – Roma) – Em apenas algumas semanas, o Covid-19 deixou de ser um problema da China para se tornar uma pandemia que atinge todo o mundo. Enquanto o contágio se espalhava por novas regiões e por novos países, a Rede Dom Bosco (DBN), órgão coordenador de nove das mais importantes ONGs salesianas, começou a trabalhar. Sob a orientação do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, a instituição começou a trabalhar para dar uma resposta condizente com a atual emergência.

Baseando-se na experiência adquirida nas diversas realidades da Congregação, há três anos, o Reitor-Mor já havia nomeado um “Coordenador de respostas em situações de emergência” na pessoa do Coordenador das Procuradorias das Missões.

Este último promoveu, no dia 25 de março, uma videoconferência com 47 pessoas, salesianos e leigos, durante a qual foi decidido mapear as pessoas carentes que as realidades salesianas podem alcançar neste momento, identificar suas necessidades; avaliar os recursos disponíveis para as necessidades de cada Circunscrição; compartilhar as melhores práticas adotadas; realizar estratégias de ‘advocacy’ por meio da presença salesiana nas Nações Unidas e na União Europeia; desenvolver campanhas coordenadas de captação de recursos; monitorar e acompanhar a distribuição de recursos.

A equipe de resposta em situações de emergência desenvolveu as ferramentas operacionais para dar continuidade a essas linhas de ação e já é possível registar um fluxo regular de informações e materiais por meio do endereço de e-mail criado especificamente para a ocasião: solidarity.covid19@sdb.org

Entre as inúmeras respostas já recebidas, é possível destacar:

Salesian Missions, Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle, Estados Unidos, em colaboração com a ONG Rise Against Hunger, informou que enviará uma remessa de arroz e alimentos à base de soja para o Peru. Atualmente, está em análise a possibilidade de antecipar o embarque (inicialmente previsto para junho) e a possibilidade de integrar, a essa remessa, materiais de higiene pessoal como sabão, desodorante, xampu, etc.

Na Índia, os salesianos estão juntando seus esforços para salvar vidas e impedir o avanço da COVID-19, por meio de cinco projetos. Além disso, eles colaboram com o governo na adaptação dos espaços de uma instituição de ensino superior e seu internato, para montar um hospital para o tratamento de pacientes com COVID-19. A ONG salesiana “Don Bosco JugendHilfe WeltWeit“, da Suíça, apoia os projetos salesianos nas Inspetorias de Bangalore, Chennai, Hyderabad e Tiruchy, por meio de uma doação de cerca de 80 mil euros.

Na Croácia muitos jovens do Movimento Juvenil Salesiano estão se voluntariando nas iniciativas da Cruz Vermelha e da Caritas a fim de ajudar os desabrigados. Na Inspetoria da África Ocidental Anglófona (AFW), os Salesianos já disponibilizaram materiais para a higienização de todas as suas obras e lançaram campanhas de informação (via web, rádio e folhetos) para a prevenção de contágios.

Por fim, a presença salesiana nas Nações Unidas está trabalhando em conjunto com diversas outras organizações da Sociedade civil, para pressionar os Estados membros a adotarem medidas globais de apoio ao desenvolvimento, em todo o mundo.

Nos próximos dias, o Reitor-Mor P. Á. F. Artime relançará a iniciativa do DBN por meio de curta-mensagem em vídeo.

Para mais informações: www.donbosconetwork.org

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS