Início Comunicação Social Salesianos homenageiam P. Josef Winkler no 7° dia de sua Páscoa

Salesianos homenageiam P. Josef Winkler no 7° dia de sua Páscoa

57
0

A Celebração do 7° dia de falecimento do P. Josef Winkler terá transmissão ao vivo pelos canais do Colégio São Gonçalo no Facebook e no Youtube, a partir das 19h desta quinta-feira (11/02), diretamente do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá. Alguns salesianos escreveram homenagens* ao sacerdote missionário que foi por duas vezes inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso.

 

Há sete dias o caríssimo Pe. José Winkler fez sua Páscoa definitiva passando deste mundo à Casa do Pai. Apesar de sua frágil saúde, sua morte causou surpresa e consternação e ainda mais por estarmos neste tempo de isolamento social e distanciamento, tempo de pandemia que infelizmente também ceifou sua vida. Mas o que eu gostaria de lembrar nesta simples homenagem que faço a esse caro irmão é a sua confiança em Deus, nos irmãos que com ele partilharam o trabalho apostólico no carisma salesiano, seu grande amor à Congregação. Cito dois de seus pronunciamentos em épocas diferentes de sua vida:

– O 1º em 1996 numa entrevista ao Boletim Informativo da Missão Salesiana na ocasião de sua posse pela 2ª vez como Inspetor: “BI: Aonde está o lado bom de ser Inspetor? Pe. Winkler: O lado bom é ver tanta disponibilidade dos salesianos em querer colaborar, em resolver os problemas que aparecem. São disponíveis para qualquer orientação, aceitam as coordenadas. E sei que tem muita gente orando por mim, que sabe que não é fácil exercer esta função. Este apoio dá muita satisfação, humanamente falando” (BI julho-agosto 1996 p. 30)

– O 2º em um pronunciamento feito por ele em 2018 na ocasião dos festejos de 60 anos de vida religiosa salesiana: “Dom Bosco um dia sonhou com um tapete de rosas. Nossa Senhora disse para ele: “Tira os sapatos e vai até o outro lado.” Ele começou a andar e logo sentiu os espinhos das rosas que fizeram sangrar os seus pés. Ele queria voltar para trás, mas Nossa Senhora lhe disse que continuasse até o outro lado, e Dom Bosco seguiu. Nisso me inspirei e com frequência me lembro. Nunca escolhi a “obediência”. Enfrentei o que os Superiores me pediam em 61 anos de vida Salesiana e Missionária.[…] Há quem me pergunte: Valeu a pena viver uma vida assim? Estou convencido que sim. Não imaginava quando jovem que teria um currículo assim. Mas Deus e minha família me prepararam para este projeto de vida. Agora na reta final, com a saúde limitada faço o que posso fazer como Salesiano e Padre com a ajuda de Nossa Senhora Auxiliadora e dos meus irmãos salesianos. Graças a Deus!”

Neste 7º dia de sua Páscoa continuemos a rezar por este digno filho de São João Bosco, Pe. José Winkler, salesiano fiel, sacerdote exemplar, zeloso e cheio de otimismo e alegria, grande e generoso missionário. Descanse em paz!

P. João Bosco Maciel

 

Pe. Winkler foi metódico e organizado como todo alemão, mas se deixou sempre dirigir pelo espírito de fé. Pedidos de obediência foram acolhidos sempre sem restrições. A última resposta a um questionamento sobre a última obediência pela qual iria morar na Sede Inspetorial foi: a obediência é a mãe, nós somos seus filhos! Ficou e morreu em Cuiabá, mas sua disposição era obedecer sempre.

Como Inspetor foi sempre cordial e paterno, embora tivesse que tomar atitudes enérgicas para resolver casos difíceis. Nunca pensou nas aprovações dos demais salesianos, mas sim de sua responsabilidade como superior. Exemplo de doação total ao Reino, seguindo o caminho salesiano.

P. Giulio Boffi

 

Na minha vida salesiana tive 03 momentos de convivência com o P. José Winkler. Em Meruri, quando ele foi diretor e eu fui passar as férias na época de formando. Em Alto Araguaia, ele era diretor e pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, demonstrou ser um ótimo pastor e também administrador, colocando as finanças em dia.

E, por fim aqui no São Gonçalo, a partir do ano passado quando vim para cá. Fui muito bem acolhido por ele e fizemos uma convivência enriquecedora. E ele era um salesiano que dava estabilidade à comunidade, com a sua organização, pontualidade e serenidade nos momentos mais críticos. Sou muito Agradecido a Deus por participar da vida do P. Winkler.

P. Hermenegildo Conceição Silva

 

Estive morando três anos na querida Inspetoria de Campo Grande e, passando por Cuiabá ou outro momento, tive a graça de encontrar o nosso querido irmão padre Winkler. Quanta paternidade e doçura! parece que nos falava o próprio Dom Bosco, nos contava sobre sua vida de formação e às intempéries que passou como missionário.Um exemplo de vida salesiana e de sacerdote que agora recebe o prêmio dos justos que o bom Deus o recebe junto com nossa mãe Nossa Senhora Auxiliadora.

Ir.Yuri Kiuski Rocha da Silva

*Aqueles que desejarem registrar uma homenagem ao P. Josef Winkler nesta página, podem enviar o texto para comunicacao@missaosalesiana.org.br que será acrescentado nesta página.