Início Comunicação Social Salesianos formandos fazem férias pastorais na Paróquia Pessoal São Domingos Sávio

Salesianos formandos fazem férias pastorais na Paróquia Pessoal São Domingos Sávio

58
0

 

Durante a pausa nos estudos acadêmicos neste mês de julho, os salesianos das etapas formativas são encaminhados para atividades pastorais após um período junto às próprias famílias. Três deles, os pós-noviços Erivelton Marquês da Silva e Gabriel Dantas Brolio e o estudante de teologia Denílson Bezerra Ferreira, realizaram essas atividades pastorais de férias na presença salesiana de Nova Xavantina.

Na comunidade, eles puderam conviver com os irmãos salesianos, P. Aquilino, P. Francisco de Lima e Diácono José Alves, além de atuar nas atividades pastorais da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, no município de Campinápolis e nas aldeias xavante da região. Uma das comunidades em que atuaram foi a da Aldeia Santa Clara, onde ajudaram na construção de uma casa para os adolescentes que iniciam o processo de ritual de passagem para a fase adulta, chamada de Hö. Os jovens salesianos uniram forças aos voluntários da ‘Operação Mato Grosso’ e também aos indígenas da comunidade, encarregados da construção. Na ocasião, também puderam visitar uma segunda aldeia, a “Corpo de Cristo”. Além dessa atividade braçal, os formandos salesianos puderam ter um contato com a realidade educativa dos indígenas daquele município em um encontro com os educadores da Rede Estadual de Ensino.

Em outra atividade pastoral, os salesianos foram até o assentamento Santa Célia onde participaram de um mutirão para a construção da casa para de uma família que vivia em um barraco em condições difíceis. O senhor Jeremias e a Dona Eva, com os filhos, ficaram muito agradecidos a todos os que participaram do mutirão.

Ainda em Campinápolis, os salesianos visitaram a sede da CASAI – Casa de Apoio à Saúde Indígena – coordenada pelo assistente social Divino Pereira de Jesus. Lá eles conheceram a pomada desenvolvida pelo Padre Bartolomeo Giaccaria, fabricada pela Paróquia São Domingos Sávio. Na visita, ficou claro o grande respeito e apreço que toda a equipe da CASAI tem pelo salesiano missionário, que esteve por anos à frente da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio. Em seguida, em um jantar familiar, a senhora Deusmira Moreira relatou suas experiências à frente da Pastoral da Criança Indígena, em Campinápolis.

A ação pastoral dos formandos salesianos também se estendeu até o município de Novo São Joaquim, no distrito da Cachoeira da Fumaça, onde puderam conhecer a região e as estruturas da Operação Mato Grosso. A organização mantém um internato para jovens indígenas naquela cidade. Também conheceram o programa de rádio local, na Rádio Rio Manso e, por fim, participaram do sexto dia da Novena de São Joaquim e Santa Ana, na Igreja Matriz da cidade, que tem os santos pais de Nossa Senhora como padroeiros. A novena foi presidida pelo Diácono Salesiano José Alves.

Também esteve presente com os formandos salesianos nos trabalhos pastorais, a cooperadora salesiana da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Célia Rodrigues Coimbra, que realiza um período de voluntariado missionário nas presenças salesianas da região.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02