Início Comunicação Social Salesianos, familiares e amigos celebram os 100 anos do Pe. Pedro Sbardellotto

Salesianos, familiares e amigos celebram os 100 anos do Pe. Pedro Sbardellotto

58
0

A comunidade salesiana da obra social Paulo VI estava em festa na manhã desta segunda-feira (22). Os salesianos, familiares e amigos celebraram os 100 anos de vida do Pe. Pedro Sbardellotto com a santa missa presidida pelo Pe. Adalberto Alves de Jesus (Vice-Inspetor), junto ao Pe. Gildásio Mendes (Inspetor) e todos os salesianos da comunidade.

Durante a celebração, Pe. Pedro recebeu as homenagens de seus amigos Joaquim Filho, Marco Antônio de Oliveira e Maria Auxiliadora Tretsitsore, que vieram de Nova Xavantina. O sobrinho do padre, Severino Sbardellotto, e o Ir. Adalbert Heide também participaram das comemorações.

A missa foi marcada pela emoção e a gratidão daqueles que conviveram com o Pe. Pedro nas missões indígenas. Emocionado, Joaquim Filho, dedicou as seguintes palavras ao aniversariante:

“O Mestre mais importante e encantador não é o que impõe regras, não é aquele que persegue, pressiona, é aquele que contando os traços de sua própria vida ensina a reviver. O Pe. Pedro é isso, ele está aqui vivo entre nós, com seus 100 anos de vida, de exemplos, de doação, de generosidade, de bravura e de coragem, como Dom Bosco.

Um ser humano de coração inesgotável que aprendeu a amar a todos sem distinção, sem escolha, como se não houvesse o amanhã. Um amor que transcende ele tem por todos nós, um amor ágape, de Cristo. Toda essa energia que ainda lhe resta, ele transformava em doação para o trabalho. Por isso, aqui declaro que o nosso amigo Pe. Pedro, o grande mestre, o grande guerreiro e timoneiro da fé, o valioso padre salesiano de São João Bosco.

Meu amigo, pai, irmão e professor, quero neste momento de graça pedir-lhe perdão por tudo que possa ter lhe causado até involuntariamente e dar-lhe o meu perdão se por ventura necessita.

Parabéns meu querido amigo!”

Pe. Sbardellotto dedicou a maior parte de sua vida ao trabalho missionário junto aos Xavantes e Bororos, nas missões de Meruri, Nova Xavantina, São Marcos e Sangradouro. Ele também atuou nas obras salesianas de Araguaiana, Barra do Garças e Poxoréu – Mato Grosso. Atualmente encontra-se na obra social Paulo VI, em Campo Grande.

O Inspetor ressalta que o Pe. Sbardellotto está entre os salesianos da Inspetoria de Campo Grande que mais se destacaram na luta pela causa indígena, na mesma proporção dos mártires – padres Fuchs, Sacillotti, Thanubber e Rodolfo Lunkenbein. “Pe. Pedro certamente motivou toda vida dele em Jesus Cristo.  Um homem para fazer o que ele fez certamente se inspirou em Jesus. Na cruz e o ressuscitado. Um homem que foi profundamente apaixonado por Jesus Cristo”, disse o Pe. Gildásio.

Em sua homilia, o vice-Inspetor, rendeu graças ao centenário de nascimento do sacerdote. “Hoje nós celebramos a vida, o nascimento do Pe. Pedro. Esse mesmo Deus que concedeu a vida ao Pe. Pedro é o mesmo Deus que um dia se encarnou no seio da humanidade, assumiu a fisionomia humana a quem conhecemos como Jesus de Nazaré e que depois se tornou o Cristo da fé. Que essa presença dele no meio de nós possa levar-nos a construir a nossa história, a dar sentido a nossa vida, a tomarmos consciência de que somos e possamos ser portadores dessa graça de Deus“.


Fotos

DSC_0002 DSC_0013 DSC_0018 DSC_0018 DSC_0019 DSC_0020 DSC_0028 DSC_0035 DSC_0048 DSC_0052 DSC_0055 DSC_0068 DSC_0081 DSC_0083 DSC_0086 DSC_0087 DSC_0092 DSC_0095 DSC_0099 DSC_0103 DSC_0105 DSC_0106 DSC_0107