Início Pastoral Juvenil Vocacional Salesianos e leigos fazem aprofundamento de trabalhos no Encontro Inspetorial de Coordenadores...

Salesianos e leigos fazem aprofundamento de trabalhos no Encontro Inspetorial de Coordenadores de Pastoral, Ação Missionária e Comunicação

43
0

Em dois dias de encontro no Instituto São Vicente, 4 e 5 de outubro, Coordenadores de Pastoral, Ação Missionária e Comunicação de quase todas as presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande estudaram e debateram sobre temas ligados às atividades pastorais desenvolvidas.

O professor José Edmilson Schinelo, mestre em Teologia e professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentou o Documento 114 de Estudos da CNBB, que trata da animação Bíblica da Pastoral. O primeiro apresenta a iluminação bíblica, a partir da parábola do semeador. O segundo, tem por objetivo apresentar o que significa a animação bíblica da pastoral. O terceiro capítulo trata dos desafios a serem enfrentados pela animação bíblica. O quarto capítulo fala dos agentes da semeadura: os bispos, padres, diáconos, catequistas, leigos e leigas. O quinto apresenta os tipos de terreno que acolhem a Palavra de Deus, sendo elencados mais dez tipos. O sexto capítulo fala dos métodos de leitura da Palavra de Deus, sendo os principais a Leitura Orante da Palavra e a Lectio Divina. Por fim, o último capítulo traz propostas concretas para a implantação de projetos da animação bíblica da pastoral nos níveis nacional, regional, diocesano e de comunidades eclesiais missionárias.

Ainda na tarde de terça-feira, o delegado inspetorial para Comunicação Social da MSMT, Euclides Fernandes apresentou alguns aspectos da Comunicação Salesiana, partindo como referência de São Francisco de Sales e São João Bosco. Ele ainda apontou linhas gerais sobre como integrar as atividades pastorais das presenças salesianas com a Comunicação.

O segundo dia de encontro teve a apresentação das atividades da Pastoral Vocacional e a importância da implantação do SAV – Serviço de Acompanhamento Vocacional – em todas as presenças da inspetoria. Também foram apresentadas as atividades da Pastoral Juvenil e a organização da AJS na inspetoria. Em seguida houve um tempo para a partilha de experiências pastorais entre os representantes das diversas presenças que participaram do encontro. Em clima de alegria salesiana e fraternidade, o encontro foi encerrado com a Missa, presidida pelo P. João dos Santos Neto seguida de um almoço festivo.