Início Comunicação Social Salesianos das Inspetorias de Campo Grande e de Manaus fazem o Curso...

Salesianos das Inspetorias de Campo Grande e de Manaus fazem o Curso de Formação Permanente em Pastoral Missionária na UPS

25
0

No período de 17 de setembro a 14 de dezembro é realizada a 21ª edição do Curso de Formação Permanente em Pastoral Missionária organizado pelo Setor das Missões da Congregação em parceria com a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS). Participam do curso 17 salesianos e cinco salesianas vindos da África, América Latina, Ásia e da Europa.

Estão no curso, os padres salesianos do Brasil: o Pe. Wilson Ribeiro e o Pe. Roberto Capeletti (BMA), o  mestre Mário Bordignon e o Pe. Eduardo Moura (BCG). As aulas são ministradas na (UPS), em Roma.

Segundo o padre Guilhermo Basañes, Conselheiro Geral pelas Missões, “o curso não é só para os ‘missionários’, mas para todos o que animam o apostolado missionário, porque o espírito missionário não é algo dado apenas a alguns irmãos especiais; antes, traz vida e envolve todas as Inspetorias. Acreditamos que a renovação do nosso entusiasmo pela vida consagrada e as vocações em nossas Inspetorias dependam do espírito missionário”. O curso visa o reforço à identidade cristã na oração, no estudo sistemático e no serviço pastoral para fortalecer a identidade missionária salesiana.

Nesta edição, a temática juvenil tem um destaque especial. Em atenção ao Sínodo convocado pelo papa Francisco para outubro de 2018, os participantes do curso refletem sobre a realidade juvenil, atenção particular à missão como comunicação: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, tema do encontro proposto para o próximo ano.

As atividades formativas são conduzidas por professores da UPS e de outras universidades internacionais. Os encontros acontecem nos ambientes da Universidade Salesiana. Fazem parte do itinerário: duas peregrinações, uma aos primeiros lugares do início da obra salesiana e, ao final do curso, uma visita à Terra Santa, nos lugares santos de Jesus, como aprofundamento de alguns temas bíblicos e cristológicos observados durante o curso.

Participante do curso, padre Eduardo Moura, destaca a valiosa experiência do encontro e observação dos relatos de trabalhos realizados pelos Salesianos e Salesianas empenhados na Pastoral Missionária em todo mundo. “Sou grato à minha inspetoria pela oportunidade em participar desse processo de formação permanente. Pude aprofundar o sentido do anúncio missionário e o quanto essa experiência é rica de intercâmbio. É momento especial de renovação da atividade pastoral”. Para o Mestre Mário Bordignon, “a fraternidade do grupo, formando comunidade religiosa, é a maior graça alcançada durante esses meses. A presença em um polo acadêmico tão importante para nós salesianos,  revela a preocupação da nossa inspetoria com a atualização e investigação do trabalho missionário pastoral”.

O roteiro do curso, a cada edição, passa por avaliação e aprovação do Reitor-mor. O percurso de estudo contempla aulas, colóquios, momentos de partilha, encontros com professores renomados, destaque para o padre Juan Botasso e o escritor Amadeo Cencini.

Pe. Eduardo Moura, SDB


Fotos