Início Comunicação Social Salesianos da Inspetoria no Congresso Internacional “Jovens e escolhas de vida: perspectivas...

Salesianos da Inspetoria no Congresso Internacional “Jovens e escolhas de vida: perspectivas educativas”

36
0

Entre os dias 20 e 23 do mês de setembro foi realizado em Roma o “Congresso Internacional, jovens e escolhas de vida: perspectivas educativas” na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS). Participaram deste evento mais de 600 pessoas provenientes de todos os cinco continentes.

A Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, com sede em Campo Grande, participou deste Congresso com seis salesianos: Pe. João Marcos Araújo Ramos, Pró-reitor de Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco; Pe. Waldomiro Bronakowski, Pró-reitor de Pastoral do Unisalesiano; Pe. João Vitor Ortiz, diretor de Pastoral do Colégio Dom Bosco; Pe. João dos Santos Barbosa Neto, Coordenador de Pastoral da Comunidade Internacional de Teologia em Roma; clérigo Danilo de Araújo Guedes e clérigo Rafael Gustavo Santos Souza Lopes.

O congresso teve como objetivo oferecer uma contribuição ao estudo do mundo juvenil em relação às escolhas de vida a partir do ponto de vista dos estudos acadêmicos, fundamentado no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O seu início contou com uma conferência realizada por dom Raúl Biord Castillo, bispo salesiano de La Guaira (Venezuela) que comentou as questões e a metodologia com as quais o Instrumentum Laboris do Sínodo foi redigido. Ele, também, recordou a grande novidade introduzida pelo Papa Francisco neste Sínodo, que apresenta “os jovens como autêntico sujeito eclesial”.

Ainda seguindo a metodologia do Instrumentum Laboris do Sínodo dos Bispos que trata sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o congresso foi dividido em quatro sessões temáticas ao longo de seu acontecimento:

1. Tratou sobre a escuta dos jovens. As conferências trataram de apresentar um panorama da juventude nas várias regiões do mundo a partir de pesquisas sobre os jovens e os adultos.

2. Teve como tema o diálogo para o discernimento. Foram tratados temas como: a liberdade de escolha, as influências do mundo contemporâneo, o dinamismo psico-afetivo e racional. Concluiu com uma reflexão sobre a importância de formar os jovens para uma escola livre e responsável; dando atenção às motivações, à afetividade e à vontade.

3. Num terceiro momento, foram apresentadas as perspectivas educativas em chave eclesial e salesiana.

4. Foram realizadas “oficinas de boas práticas” conciliando teoria e pratica da realidade juvenil. As partilhas, nos mais variados campos, apresentaram experiências bem-sucedidas de acompanhamento dos jovens nos mais diversos âmbitos da missão salesiana. O Pe. João Neto colaborou ativamente apresentando um workshop sobre a “Catequese Mistagógica”.

Cada sessão do Congresso foi iniciada com a Santa Missa tendo como presidentes das celebrações: dom Vincenzo Zani (secretário da Congregação para a Educação Católica); padre Francesco Cereda (Vigário do Reitor Mor) e padre Fábio Attard (Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana). E ao final de cada dia, houve momentos culturais com as seguintes apresentações: o concerto da Academia dos Obstinados; o espetáculo “Artem fallendi discere” e o musical “Zeffirino Namuncurá: o príncipe da Patagônia”.

Durante o encontro os salesianos da inspetoria se encontraram com o padre Mauro Mantovani (Reitor da UPS), irmã Yvonne (Madre Geral das FMA), Vossa Eminência cardel Lorenzo Baldisseri (Secretário Geral do Sínodo dos Bispos e ex-Núncio Apostólico do Brasil). Por fim, foram realizadas síntese das palestras e foram oferecidos instrumentos para a melhoria da reflexão e prática da pastoral juvenil salesiana que melhor se adapta a cada contexto.

Pe. Me. João Neto, SDB


Fotos